Pomerode – A Prefeitura Municipal de Pomerode se prepara para enfeitar a cidade no Natal em parceria com artesãos voluntários. Serão construídos 30 bonecos “Quebra-Nozes” que chegam a pesar 60kg. Todo o trabalho é artesanal, desde a confecção do boneco em madeira até a pintura final.
Os Quebra-Nozes vão ser colocados em locais estratégicos do Município, como a Prefeitura, o Portal Sul, O Teatro Municipal e o Museu Pomerano. A consciência ambiental também está presente, pois a madeira utilizada para a confecção dos bonecos possui o Selo Verde. O trabalho é dividido em quatro etapas: torneamento da madeira; processo de lixamento; colagem dos membros superiores, inferiores, cabeça e tronco; e pintura.
De acordo com a vice- prefeita Gladys Knaesel, um dos objetivos deste trabalho é criar uma identidade alemã do Natal na cidade mais alemã do Brasil e dessa forma desvincular a imagem do Papai Noel. “A ideia é criar um Natal autêntico em Pomerode”, finaliza.
Quebra-Nozes
Na segunda metade do século 19 Wilhelm Fridich Fuctner iniciou a produção em série do utensílio-enfeite baseado em uma ilustração do conto. “O Rei Quebra-Nozes e o pobre Reinhold, escrito por Heirich Hoffmann em 1851.
Esse conto de Natal relata a história de um menino enfermo que, em seus sonhos, é levado por um quebra-nozes a um mundo repleto de brinquedos. Ao acordar pela manhã, a criança encontra os brinquedos de seus sonhos junto ao pinheirinho de Natal e recupera a saúde.
Por outro lado, o “Balé Quebra-Nozes”, adaptação do escritor francês Alexandre Dumas, se passa na Europa Oriental do século 19. Narra a história do Natal de Clara, quando a menina recebe de seu padrinho, Herr Drsselmeyer, um Quebra-Nozes. Maravilhada com o presente , Clara , ao adormecer, vê-se transportada para o Reino dos Doces, uma terra de magia em que seu Quebra-Nozes transforma-se em deliciosas guloseimas pela Fada Açucarada.
Fonte : Gladys Knaesel – 8424-4545
