Laguna – Para levar informações sobre a pequena espécie de golfinho, pouco conhecida, à moradores e turistas, a caravana do Projeto Toninhas está em Laguna. No local são expostos moldes, fotos e banners. A estrutura está montada em frente a Praça do Villa, na praia do Mar Grosso e vai estar na cidade até sexta-feira (10).
A pesca artesanal com auxílio dos botos é uma das culturas mais populares da cidade. Laguna é conhecida por ser berço desses mamíferos. Entretanto, há uma outra espécie que também pertencente à cidade que vem preocupando os biólogos pesquisadores. A toninha é a única espécie brasileira de golfinho ameaçada de extinção.
Segundo uma das biólogas do projeto, Camila Satori, é importante chamar a atenção das regiões que possuem toninhas, muitos locais que são habitados por essa espécie desconhecem. “Por não saltarem e serem pequenas, elas são dificilmente avistadas em locais que possuem muito vento como Laguna. Só aparecem mortas na areia da praia. Para a preservação da espécie é preciso desenvolver a educação ambiental sobre a toninha na cidade”, afirma.
O projeto é mantido pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e tem apoio da Udesc Laguna no monitoramento do trecho sul do Litoral de SC e também na organização desta caravana.
Saiba mais:
De acordo com estimativas do Projeto Toninhas, mais de dois mil indivíduos desse tipo de golfinho morrem todos os anos na costa brasileira em razão de capturas acidentais com redes de emalhar. O cetáceo vive apenas na região marinha costeira entre o Espirito Santo, no Brasil, e a Península Valdéz, na Argentina.
ai/UNO