Maracajá – Com o passar do tempo os professores da rede municipal de ensino de Maracajá observaram com certa apreensão que muitos adolescentes desistem de estudar logo que concluem o ensino fundamental ou o ensino
médio, e poucos são os que procuram uma boa qualificação profissional ingressando em cursos em nível técnico ou superior.
Pensando nisso, algumas professoras juntamente com as técnicas pedagógicas das escolas da rede municipal decidiram elaborar o projeto intitulado “Adolescência e perspectiva de vida”, visando interagir com a realidade dos alunos a fim de oferecer instrumentos para que estes adolescentes tenham um futuro mais justo e promissor. “O projeto prevê diferentes atividades motivacionais, como por exemplo, produção de gráficos sobre a realidade dos adolescentes do município; entrevistas sobre as diferentes profissões existentes no mercado de trabalho; projeção e interpretação de vídeos e filmes informativos sobre o tema; promoção de palestras sobre perspectiva e de vida e segurança pública; saídas de estudos em instituições de ensino superior e técnico da região, entre outras atividades”, comenta a professora Odécia Almeida de Souza.
As atividades envolvendo os alunos das 8ª séries das escolas municipais iniciaram no dia 9 de setembro, e já houve palestra com o Conselho de Segurança Pública Municipal (CONSEG) sobre segurança pública e perspectiva de vida, para os alunos da E.E.B.M. Eulália Oliveira de Bem. Já nas escolas E.E.B.M. 12 de Maio e E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho o projeto iniciou coma palestra com o Psicólogo Educacional Elder José Gonçalves que tratou do tema adolescência e perspectiva de vida.
Já esta semana os alunos, professores e diretores das unidades escolares foram recebidos na Unisul (campus Araranguá), onde o professor Adriano Caldeira promoveu uma discussão sobre os critérios para a escolha profissional, a importância dos estudos em cada fase da vida e os meios de ingressar em uma universidade. Os visitantes assistiram um vídeo e conheceram alguns laboratórios e departamentos da Unisul.
O projeto estende-se até o próximo bimestre letivo e pretende atingir os melhores resultados possíveis junto aos adolescentes e jovens do município.
Itaionara Recco
AI/24Horas