Joinville – O Projeto 1a Exportação continua oferecendo oportunidade de ajudar pequenas e micro empresas a conquistarem o mercado internacional. As empresas interessadas devem se cadastrar para o processo seletivo no site www.primeiraexportacao.desenvolvimento.gov.br. O objetivo é prestar assessoria a estes empresários em todas as ações necessárias para concretizar a primeira exportação.
A Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (SIDE) é parceira nesta iniciativa do governo federal. Planejando expandir este projeto, no qual Joinville é piloto, em Santa Catarina, no dia 9 de agosto, será firmado um convênio entre a Prefeitura de Joinvile, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
A assinatura será no dia 9 de agosto, às 17 horas, na SDR. Na ocasião, será empossado o comitê gestor do projeto formado pelas seguintes entidades: Univille, Acij, Ajorpeme, Sociesc, UFSC, Sebrae, Associação de São Bento do Sul, Correios, Delegacia da Receita Federal de Joinville, Secretaria de Articulação Internacional e Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
Joinville é pioneira no projeto. As empresas selecionadas irão receber treinamento com um agente de comércio exterior, que prestará assessoria dentro da empresa, por 10 meses. O assessor irá acompanhar o desenvolvimento de todas as fases do projeto, desde a internacionalização da empresa, até a negociação e efetivação da exportação.
Benefícios para os empresários que participam
Acompanhamento de todas as fases do processo exportador, com a consultoria gratuita elaborada por um Agente de Comércio Exterior, que acompanhará o desenvolvimento de todas as fases do projeto, desde a internacionalização da empresa até a negociação e efetivação da exportação.
Sistematização do caminho da exportação, com a integração formal das atividades de apoio às exportações.
Sistema Integrado de Gestão (SIG)
O projeto será gerenciado por meio de um Sistema Integrado de Gestão (SIG). O objetivo é facilitar o dia a dia do exportador envolvendo ativamente as entidades que promovem ações de apoio às exportações, assim será possível as seguintes facilidades:
Base de dados integrada.
Produção e compartilhamento de informações.
Facilidade na geração de relatórios gerenciais.
Atuação tempestiva dos parceiros.
AI/Redação 24 horas