Rio do Sul – Mais uma comunidade de Rio do Sul recebeu o selo “Comunidade Amiga do Trabalhador Rural”, concedido às áreas rurais do município que participam do programa Saúde do Trabalhador Rural. Nesta terça-feira (23) toda a equipe da Secretaria de Saúde deslocou-se até o salão da Igreja Católica Imaculada Conceição, onde pelo menos 200 moradores dos bairros Itoupava, Fundo Itoupava e Barra Itoupava foram cadastrados e orientados sobre a realização de exames.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Milton Hobus falou da importância do programa para os trabalhadores do campo. “É preciso fazer com que o nosso agricultor trabalhe com mais saúde, pois só assim sua propriedade pode prosperar”, salientou Hobus que entregou o selo do programa para a agricultora Regina Fronza, a aniversariante da semana, homenageada pela comunidade.
Durante o programa, os moradores vão participar de rodas de conversa com médicos, nutricionista, dentista, farmacêutico, psicólogo e uma enfermeira que discutirá sobre a saúde da mulher.
De acordo com o secretário Luiz Carlos Zanis, o sucesso do trabalho realizado com o agricultores, é fruto do apoio dos profissionais da área da saúde, das agentes comunitárias de saúde, da equipe de enfermagem, e todos os funcionários de outras secretarias que se envolvem e se dedicam para este programa.
Criado em 2009 o Programa Saúde do Trabalhador Rural, já atendeu as comunidades rurais da Albertina e da Bela Aliança. O sucesso alcançado nessas duas edições confirmou a importância de estender este evento para todas as comunidades rurais do município.
AI/Redação 24 Horas