Itajaí – Em poucos dias uma das principais metas de governo da administração Jandir Bellini será colocada em prática. O programa Remédio em Casa chega em sua fase final de implantação com a contratação dos motociclistas, aquisição das motocicletas e conclusão na construção do espaço físico.
“Esta não é uma conquista da Dalva ou do Jandir, é uma conquista dos idosos que tanto trabalharam e que agora precisam de amparo. O idoso antes com problemas de locomoção ou que não tinha a quem recorrer para pegar seu medicamento no centro da cidade, receberá seu medicamento na porta de casa. Sinto-me honrada em fazer parte da implantação deste programa”, comemora a vice prefeita e secretária de saúde Dalva Maria Rhenius.
Seis pessoas serão responsáveis pela triagem dos medicamentos, montagem dos kit´s e acondicionamento dos itens nas embalagens. Esses profissionais definirão a rota dos três motociclistas que, devidamente uniformizados e identificados, entregarão o medicamento na casa do paciente. Integram a equipe dois farmacêuticos responsáveis pela supervisão dos trabalhos na Central do Remédio em Casa, localizada anexa a Secretaria Municipal de Saúde.
A secretária de Saúde, Dalva Maria Rhenius explica que o Programa vai iniciar de forma gradativa. “Iniciaremos pelo bairro Cordeiros, na região da unidade de saúde do Votorantin e das policlínicas de Cordeiros e Costa Cavalcante”, afirma. Serão beneficiados neste primeiro momento 338 pessoas, que corresponde ao número de pessoas que fazem uso de medicamento controlado com idade acima de 60 anos.
Segundo Dalva, os próximos bairros a receberem o programa serão Fazenda, São João e Vila Operária. “Fizemos diversos estudos e iniciaremos o Programa de forma gradativa. Esta foi uma determinação do Prefeito Jandir Bellini, para que, mesmo aos poucos, até o final deste ano o Remédio seja entregue na porta da casa de todos os idosos acima de 60 anos, que fazem uso de medicamento controlado em Itajaí”, conclui.
O paciente atendido pelo programa receberá os remédios em casa que serão entregues por motociclistas contratados pela Secretaria Municipal de Saúde através de convênio com a Codetran. Lembrando que apenas paciente ou pessoa autorizada pelo mesmo, poderão receber o medicamento. Enquanto aguarda a conclusão das obras na Central do Medicamento em Casa, a Secretaria de Saúde promoverá um treinamento com todos os profissionais que trabalharão no Programa.
AI/Redação 24 Horas