Criciúma – O prefeito municipal de Criciúma, Clésio Salvaro, o vice-prefeito Márcio Búrigo e o reitor da Unesc, Gildo Volpatto, celebraram convênio objetivando dar forma e execução ao programa "Minha Chance", criado pelo Poder Executivo municipal e que tem o objetivo de destinar bolsas de estudo integrais para estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. O ato ocorreu no salão Ouro Negro, no paço municipal, e contou com a presença de secretários, vereadores e lideranças da comunidade.
Os vereadores Izio Inácio Hulk, Tati Teixeira, Giovani Zappelini, Lauro Pirolla e Douglas Mattos enfatizaram a importância do momento e cumprimentaram o prefeito pela iniciativa.
O prefeito salientou que a universidade tem se mostrado uma grande parceira e que esse projeto é muito importante para a sociedade. “As pessoas não devem perder essa chance. Se não der no primeiro semestre que façam em um segundo momento, já que temos pouco tempo para as inscrições”, disse, acrescentando outro programa importante como o Projovem que já possui setecentos inscritos.
O vice-prefeito destacou que essa é uma conquista histórica e que vai mudar a vida de muitas pessoas que jamais teriam a oportunidade de ir à universidade.
O reitor da Unesc enfatizou que, no primeiro momento, serão beneficiados cem jovens. “Sabemos que, em uma sociedade, quanto mais igualdade, todos saem ganhando. É uma grande satisfação celebrar esse convênio”, comentou. A partir de amanhã (2), os interessados deverão comparecer, das 14 horas às 21 horas, na Central de Atendimento ao Estudante, na Unesc, para a inscrição que ocorrerá até sábado (6), às 12 horas. As aulas iniciarão dia 12 de março.
Como funciona – A bolsa de estudo integral será concedida aos cidadãos residentes há mais de dois anos no município de Criciúma, que não possuam diploma de curso superior, e cuja renda familiar mensal per capita não exceda ao valor de até um salário-mínimo e meio.
Os beneficiários da bolsa devem ser aprovados no processo seletivo continuado, realizado pela UNESC, e selecionados pelos critérios sócio-econômicos estabelecidos, além de comprovar a conclusão do ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.
O processo seletivo – para acesso à educação superior – será realizado por uma comissão de seleção específica indicada pela pró-reitoria de ensino de graduação da UNESC, com participação direta, no processo, de uma assistente social indicada pelo governo municipal.
O estudante a ser beneficiado será pré-selecionado pela análise e pontuação do histórico escolar do ensino médio do candidato ou outros critérios a serem definidos pelo Poder Executivo municipal e, na etapa final, selecionado pela instituição de ensino superior, segundo seus próprios critérios, à qual competirá, também, aferir as informações prestadas pelo candidato. O aluno tem que freqüentar, pelo menos, 75% das aulas.
Cursos
Serão disponibilizados dezenove cursos, entre eles:
Administração – Bacharel – 5 vagas
Administração – Bacharel (Comércio Exterior) – 7 vagas
Artes Visuais – 6 vagas
Ciências Biológicas – 7 vagas
Ciências Contábeis – 1 vaga
Ciência da Computação – 2 vagas
Direito – 2 vagas
Educação Física – Bacharelado – 7 vagas
Educação Física – Licenciatura – 1 vaga
Enfermagem – 2 vagas
Engenharia Ambiental – 1 vaga
Engenharia de Materiais – 7 vagas
Farmácia – 5 vagas
Fisioterapia – 5 vagas
Letras (Licenciatura Port.Inglês) – 7 vagas
Matemática – 3 vagas
Nutrição – 5 vagas
Pedagogia – 6 vagas
Secretariado Executivo – 7 vagas
Tecnologia em Alimentos – 4 vagas
Tecnologia em Gestão Comercial – 6 vagas
Tecnologia em Cerâmica e Vidro – 4 vagas.
AI/Redação 24 Horas