Florianópolis – Está no Tesouro, em Brasília, prestes a receber o aval, o financiamento de US$ 90 milhões do Banco Mundial para o Projeto Microbacias 3. A notícia foi dada na manhã desta terça-feira (11) ao governador Leonel Pavan, em reunião realizada após solenidade de contratação de 120 médicos veterinários, no auditório da Epagri, em Florianópolis.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Vinícius Lummertz, o Microbacias é o mais vistoso programa do Banco Mundial, já que se dá desde 1989, por meio do Microbacias 1 – voltado para os problemas no solo e água dos rios em virtude dos dejetos. Já o Microbacias 2, segundo o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Enori Barbieri, teve
início em 2003, visando ainda a melhoria da habitação dos pequenos produtores rurais.
O Santa Catarina Rural – Microbacias 3 deverá ser executado em seis anos, com início ainda em 2010, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural por meio da melhoria da competitividade da agricultura familiar e da gestão socioambiental das microbacias hidrográficas.
O trabalho deverá envolver 140 mil famílias de agricultores e 1.920 famílias de indígenas. Dentro desse universo, uma ação diferenciada será desenvolvida para envolver 10 mil jovens rurais. Serão também consideradas beneficiárias as 936 Associações de Desenvolvimento das Microbacias, formadas durante a execução do Microbacias 2.
AI/Redação 24 Horas
