Programa estimula construção de calçadas acessíveis

Piçarras – Secretário Luiz Antônio Silvestre: Projetos sem alinhamento de muro não serão mais analisados
O Governo Municipal de Balneário Piçarras está implantando este ano o Programa Calçada Legal, que estimula os proprietários de imóveis a tornarem os passeios públicos acessíveis a todo cidadão. Além de aumentar o acesso da população às normas técnicas, a Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplam) anunciou os novos procedimentos para licenciamento das construções e garante que vai apertar o cerco às obras clandestinas.

A partir de março, o termo de alinhamento de muro será obrigatório para expedição dos alvarás de construção. “Sem esse documento, o processo nem será avaliado”, afirma o secretário Luiz Antônio Silvestre. A nova regra, segundo ele, vai dificultar a construção de muros sobre os espaços das calçadas.

Obras sem alvará também estão na mira da fiscalização. “A partir de março, quando o pedido de licenciamento der entrada, vamos verificar se a obra começou antes do projeto ser analisado”, completa Silvestre. Caso tenham iniciado a construção sem licença, proprietário e responsável técnico serão notificados.

Calçada Legal

Para tornar a legislação do município mais acessível à população, uma cartilha, que já está disponível na internet desde o início do ano, orienta a construção das calçadas de acordo com o Código de Obras do município. O material também será impresso e distribuído pela Seplam no próximo mês. A iniciativa atende a uma orientação do Ministério Público Estadual e tem o objetivo de adequar o espaço urbano as diferentes necessidades dos pedestres.

De acordo com a Seplam, o modelo a ser seguido no município é o da Avenida Victor Zimmermann, no bairro Itacolomi, em que, além do recuo adequado, as calçadas possuem rebaixamento e piso guia para orientar os portadores de deficiência visual. A cartilha Calçada Legal e o Código de Obras do Município estão disponíveis no endereço virtual www.picarras.sc.gov.br e na Seplam

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *