Criciuma – Uma equipe formada por enfermeiras e farmacêuticas bioquímicas do Ministério da Saúde esteve hoje (16), em Criciúma, visitando os programas de ações desenvolvidos pelo governo municipal para o diagnóstico e controle da Tuberculose. Os profissionais estiveram na Penitenciária Sul, no bairro Vila Maria, no Laboratório e Ambulatório Municipais e na unidade de Saúde do bairro Mineira Nova. Recentemente, o município de Criciúma recebeu um certificado do Ministério da Saúde pelo trabalho de controle da doença.
Para a farmacêutica bioquímica do Ministério da Saúde, Rosália Maia, Criciúma possui excelente cobertura no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes portadores de tuberculose. “Os profissionais da saúde de Criciúma estão de parabéns, pois os procedimentos estão dando resultados”, disse Rosália, que ontem acompanhou, de perto, os registros dos casos da doença na região. “Começamos a nossa pesquisa em 2008. Além de Criciúma vamos passar pela cidade de Itajaí”, lembrou.
Segundo o enfermeiro Paulo Hansen, gerente da vigilância em Saúde de Criciúma, a visita faz parte de um programa de monitoramento e avaliação dos pontos positivos ou negativos das ações empregadas no tratamento da tuberculose. “Todos os anos o Ministério da Saúde realiza esse tipo de trabalho. No entanto, a visita foi antecipada devido ao certificado entregue à Criciúma no IV encontro nacional de tuberculose e I fórum da parceria brasileira contra a tuberculose”, disse Hansen.
O programa de ações de combate a tuberculose conta com um médico pneumologista, uma assistente social, dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro.
Assessoria de Imprensa