Imaruí – A Prefeitura Municipal de Imaruí através da Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Meio Ambiente promove novamente a parceria com o Piquete Tio Docha para a realização dos exames de anemia infecciosa equina.
Foi realizada a coleta de sangue de 43 cavalos, e a coleta continua no dia de hoje.
O material coletado será enviado para o laboratório da CIDASC em Joinville.
A Prefeitura cede os serviços veterinários da Dra. Carmem Luisa Noal Henrique e custeia os exames.
Imaruí é uma cidade pioneira no incentivo do controle sanitário da doença.
A IV Cavalgada da Fé ao Santuário da Bem Aventurada Albertina Berkenbrock na localidade de São Luiz-Imaruí, acontece nos dias 1,2 e 3 de abril.
Durante todo o trajeto de 40 km a veterinária estará presente dando atendimento aos animais quando se fizer necessário.
E atendendo a solicitação dos organizadores do evento, a Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando um carro com uma equipe de enfermagem, para eventuais atendimentos aos cavaleiros.
Em 2010,quando foi realizada a III Cavalgada da Fé, seis animais receberam atendimento medico veterinário durante trajeto. Estar presente foi algo determinante para a preservação da vida dos animais. A administração Municipal está de parabéns por apoiar este evento, conclui a Dra. Carmem.
Anemia infecciosa equina (AIE)
AIE é uma doença infecciosa, provocada por vírus que acomete os equinos, é transmitido por meio do sangue de um animal infectado, através da picada de insetos hematófagos ou por agulhas, arreios, leite, placenta (transmissão congênita), sêmen (acasalamento) e pelo soro imune. A anemia não tem cura. Uma vez o animal infectado, torna-se portador permanente, podendo apresentar ou não os sinais da doença (forma aguda, crônica), constituindo-se numa fonte de infecção, para outros equinos.
UNOPress