São Bento do Sul – As chuvas e o granizo registrado em 27 de setembro em São Bento do Sul deixaram um rastro de destruição. Ao todo, 185 casas foram atingidas, conforme levantamento da Defesa Civil do município. Para amenizar a situação dos atingidos, inicialmente a Prefeitura de São Bento do Sul disponibilizou lona preta e, na semana passada, teve início a entrega de telhas.
Em função do grande número de casas atingidas, foi decretada situação de emergência em São Bento do Sul e, a Defesa Civil Estadual, em função da situação, liberou 1.200 telhas, no valor de R$ 9.960,00, e 30 mil metros de lona preta, que em primeiro momento socorreu as famílias que tiveram as casas afetadas, assim como situações de desmoronamentos.
Quem acompanhou a entrega de algumas telhas foi o prefeito Magno Bollmann, acompanhado do diretor da Defesa Civil de São Bento do Sul, Aluisio Moreira. Uma das atingidas visitadas pelo prefeito foi Zenilda Simões Quadros, moradora do bairro Serra Alta. Ela conta que em 15 anos que mora naquele local, esta foi a segunda vez que sua casa foi atingida por granizo. A ela, foram doadas dez telhas. “Isso é muito bom, já que eu não teria condições de comprar essas telhas”, disse a moradora, que convive na casa com mais quatro pessoas.
Um caso mais crítico envolveu Inês Medeiros Freitas, também moradora da Serra Alta. Em sua casa, foram necessárias 60 novas telhas para reparar os danos causados pelo granizo. Com mais de 10 pessoas convivendo da mesma casa, seu problema é ainda maior pelo fato de já ao lado haver risco de desmoronamento. “Vamos ver a questão dela com urgência, pois aqui há o risco de um barranco cair sobre sua casa e acontecer algo pior”, disse Magno.
Fonte: Assessoría de Imprensa