Videira – A Prefeitura de Videira através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente inicia no próximo dia 4 de abril, um projeto pioneiro na região. É a coleta de lixo seco doméstico na área rural do município. De acordo com o prefeito Wilmar Carelli essa era uma antiga reivindicação das comunidades, que agora poderão descartar os dejetos domésticos com responsabilidade. “Essa iniciativa certamente vai refletir na melhoria da qualidade de vida dos moradores do interior, além de contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente”, diz.
A coleta dos resíduos acontecerá uma vez por mês, sempre na primeira segunda-feira de cada mês. Os pontos de coleta serão instalados em 23 comunidades do interior: Rio Das Pedras, Vista Alegre, Monte Bérico, Granja São Roque, São Roque, São Brás, Lourdes, Camboim, Posto Coopervil de Lourdes, Bocó Rapado, Santo Antonio, Passo da Felicidade, Aparecida, São José, Santa Bárbara, Rio Tigre, Santa Lucia, Linha Baroncello, Rondinha, Anta Gorda, São Pedro, Imbuial e Sede Etelvina. A iniciativa tem como principal objetivo evitar a contaminação do solo, dos córregos e nascentes, já que é comum a queimada ou enterramento do lixo doméstico sólidos nas propriedades.
O secretário de Agricultura – Celso Brancher explica que será recolhido apenas o lixo inorgânico, como plástico doméstico, papelão, latas e vidros. Não serão recolhidas embalagens de agrotóxicos e nem lixo de grande porte. Os resíduos deverão ser depositados no domingo anterior ao dia da coleta, na sede da comunidade, em local para fácil acesso do caminhão, definido pela diretoria da comunidade. “É muito importante que o lixo esteja acondicionado em sacos plásticos (sacos de ráfia de adubo, sacos plásticos de uréia ou rações), quaisquer sacos que não rasguem com a chuva”, alerta Brancher.
Toda a coleta na área rural será feita com equipamentos e servidores da Prefeitura de Videira, já que o contrato com a empresa terceirizada, que realiza a coleta do lixo na cidade, não prevê o atendimento das comunidades do interior.
Silvia Palma