Sombrio – O governo do município de Sombrio iniciou em 2009 um novo jeito de visualizar as necessidades sociais de sua população. Com a implantação da nova estrutura da secretaria de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, dividida em (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o foco é aprofundar o relacionamento com as famílias, identificando e combatendo possíveis problemas de ordem social.
Uma das ações do CRAS em busca desta aproximação com as famílias foi realizada na noite de quarta-feira, 6 de abril, no salão comunitário de Boa Esperança. Com presença de mais de 60 mulheres da localidade de comunidades vizinhas, os profissionais promoveram a palestra sobre a auto estima da mulher. “Informações preliminares colhidas das instituições municipais mostraram que uma das necessidades de Boa Esperança e vizinhos era sensibilizar as mulheres quanto ao seu valor frente ao mundo de hoje, como dona de casa, chefe do lar, mãe, esposa e todas as atividades assumidas por essas guerreiras”, explica a secretária de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, Neliane Freitas da Silva.
O encontro foi coordenado pela pedagoga Aldanete Raupp Pereira, o psicólogo Jair Machado Guimarães e a assistente social Maria Cirene de Oliveira, profissionais do CRAS; com palestra ministrada pela psicóloga Maria Madalena Martins. “Nosso principal objetivo, como gestores da cidade, é buscar a qualidade de vida e a felicidade da nossa gente. E não será apenas com obras que conseguiremos. Vamos conversar com as pessoas, saber quais suas necessidades e fazer o máximo para que elas possam ser sanadas”, afirma o prefeito de Sombrio, Professor Jusa, a respeito do trabalho que teve início.
A palestra, segundo os profissionais, foi apenas a ação inicial desta primeira etapa, que tem como foco as mulheres. “A mulher, na maioria das vezes, é o coração do lar. Então, através delas, queremos conhecer as famílias sombrienses”, diz a secretária Neliane. Na sequência dos trabalhos, segundo ela, outras ações serão realizadas por todas as comunidades de Sombrio, de acordo com as necessidades apresentadas em cada uma delas, numa ação continuada.
Valdinei de Almeida Nichele
