Joinville – A Prefeitura de Joinville instituiu uma comissão com objetivo de estudar medidas preventivas e corretivas de curto, médio e longo prazo a fim de conter alagamentos em todo o município.
Será formada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Secretaria de Habitação, Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae), ficando a coordenação com o representante da agência, o engenheiro Adriano Stimamiglio.
Esta foi uma decisão tomada durante a reunião do fórum, realizada na manhã desta quarta-feira (9), formado pelo Gabinete do Prefeito, Secretarias Regionais do Vila Nova e Nova Brasília, Defesa Civil e Procuradoria, além dos órgãos nomeados para a comissão. O fórum foi formado no dia 2 de fevereiro para verificar alternativas para os bairros da cidade que sofreram com os alagamentos mais recentes.
A ideia da criação da comissão permanente é trazer propostas de prevenção, planejamento e respostas à comunidade, baseadas no parecer técnico de seus integrantes, para serem discutidas no fórum que irá avaliar o plano de aplicação. A primeira reunião deverá ser convocada pelo coordenador Adriano para a próxima semana.