Joinville – A Prefeitura de Joinville está lançando a cartilha do Plano de Educação Ambiental (PEA) através de Comunicação Social e Mobilização Pública no âmbito do Projeto Viva Cidade. Ela leva o nome “Qualidade Ambiental em Joinville: sua ação faz diferença!”. São 28 páginas que abordam algumas características ambientais do município, os desafios nas áreas de controle de inundações, água e esgoto, tratamento e destinação do lixo, preservação e educação ambiental.
“É com muito orgulho que apresentamos a toda sociedade a cartilha do PEA, um importante instrumento que compõe este grande projeto, primeiro passo para a educação, conscientização e ações integradas para a efetiva educação ambiental em nossa cidade. É a mobilização para a preservação do meio ambiente. Estamos cumprindo nosso compromisso com as novas gerações”, escreveu o prefeito Carlito Merss na introdução da cartilha.
O Plano de Educação Ambiental através da Comunicação Social e Mobilização Pública é uma das ações do Viva Cidade (Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana em Áreas das Bacias Elementares dos Rios Cachoeira, Cubatão e Piraí) que está sendo realizado pela Prefeitura com financiamento do BID (Banco interamericano de Desenvolvimento). O trabalho tem como objetivo criar um modelo de abordagem, disseminação das informações de educação ambiental e conscientização geral da população.
Os objetivos do plano são sensibilizar a população sobre a importância do saneamento ambiental para a qualidade de vida no meio urbano; sensibilizar a população para a responsabilidade do cidadão para a preservação do meio
ambiente através da utilização responsável dos equipamentos públicos, da participação e da fiscalização das ações do poder público com respeito ao saneamento ambiental. E a cartilha vai difundir essas informações. São 5 mil cartilhas, sendo que mil exemplares trazem um DVD que inclui vídeos institucionais do Viva Cidade de 4 e de 20 minutos.
As cartilhas serão distribuídas entre representações da sociedade civil organizada e escolas (educação ambiental formal e não formal). Cada escola da rede municipal receberá 20 cartilhas, que estarão disponíveis nas bibliotecas para consulta dos professores no planejamento de suas ações. A ordem de serviço para o início das atividades da elaboração e implementação do PEA foi assinada pelo prefeito Carlito Merss no dia 25 de março de 2010 e o trabalho deverá estar finalizado em 31 de março de 2011.
A consultoria contratada vencedora da licitação é um consórcio formado pelas empresas Ecologus Engenharia Consultiva Ltda e Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), do Rio de Janeiro.
A consultoria contratada tem planejado e executado, junto com a Prefeitura, um conjunto de ações como: divulgação das intervenções do projeto destacando os benefícios e informando impactos, assegurando a participação da comunidade durante o processo e promovendo a consciência ambiental. No final, a consultoria vai elaborar o Plano de Educação Ambiental para dar consistência às ações em andamento no município.
Além disso, a Prefeitura está realizando oficinas para colher sugestões para o PEA a fim de finalizar o plano. As primeiras oficinas foram realizadas na ACIJ nos dias 3 e 4 de fevereiro. A cartilha também foi apresentada para o COMDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente), na reunião do dia 2 de fevereiro. Um total de 80 pessoas participaram dessas oficinas. Por causa do grande interesse de novos participantes, outras oficinas serão realizadas. As próximas datas e locais serão divulgados em breve.
Essas consultas e debates sobre o PEA visam uma construção coletiva das linhas de ação e programas integrantes do plano. Assim, o PEA está disponível para consulta pública no site da Prefeitura, no link do Viva Cidade, para que toda a população tenha a oportunidade de propor críticas e sugestões, até o dia 15 de março. É só acessar no
www.joinville.sc.gov.br o link Viva Cidade (rolando a barra para baixo, no lado esquerdo) e clicar no arquivo PEA – Plano de Educação Ambiental, que está em “documentos”.
