Itajaí – Para tranqüilidade dos pais e responsáveis, a partir desta quarta-feira (10) a Secretaria de Educação assumirá – por meio de um empréstimo na modalidade de “comodato” – a Associação São Francisco de Assis, no bairro Imaruí. A ONG que atendia cerca de 50 crianças cancelou o contrato que mantinha há três anos com o município e fechou as portas alegando falta de recursos financeiros.
No dia 23 de fevereiro a Entidade entregou um ofício à Secretaria de Educação, afirmando que, após várias reuniões com sua diretoria e levantamento da situação, concluíram que não havia mais condições de continuar os trabalhos por falta de recursos. A Secretária de Educação, Maria Heidemann, recebeu a alegação com surpresa, visto que até então nunca havia sido solicitado qualquer tipo de ajuda ou aditivo.
Na tentativa de manter a instituição em funcionamento, a Secretária chegou a propor um aumento significativo de recursos e fornecimento de alimentação para que a parceria continuasse. Porém, a Associação manteve-se irredutível em sua decisão de encerrar as atividades.
Insatisfeitos com o desfecho da situação, a Secretaria de Educação e membros da Entidade se reuniram na última sexta-feira (5) para mais uma conversa. O coordenador Técnico, Júlio da Silva conseguiu então firmar com a diretoria o empréstimo gratuito do local. O contrato terá validade por um período de dois meses, tempo necessário para ser aberto o novo Centro de Educação Infantil na Barra do Rio, de forma que as crianças possam ser remanejadas e efetivamente tuteladas pelo município.
A Secretaria de Educação cederá também os profissionais, professores e agentes que cuidarão dessas crianças e uniformes escolares para todos. Na quarta-feira (10) as atividades retornam normalmente.
AI/Redação 24 Horas