Prefeitura de Guarujá do Sul e Epagri promovem reunião sobre ovinocultura

Guarujá do Sul – A administração municipal e a Epagri local realizaram um encontro para debater a implantação de um projeto de ovinocultura.  Também participaram um representante da Ameosc e outro da prefeitura da Princesa.

Conforme o extensionista da Epagri, Jonas Ramos, é notório que está havendo um monopólio na bovinocultura de leite nas propriedades e a intenção é oferecer alternativas aos agricultores. Para ele, a criação de ovelhas é viável e se pensa na elaboração de um projeto macro regional. “Nossa intenção, num primeiro momento, é ensinar o produtor com os cuidados que ele tem que ter com o animal, principalmente com a verminose e alimentação adequada”, enfatiza.
 
Ramos diz que a intenção é fomentar a criação de ovelhas, através de ensinamentos por meios de técnicos agrícolas e veterinários. Ele destaca que, além do leite, a ovelha proporciona a carne, que é comercializada a R$ 4,00 o quilo, e a lã. Ele menciona que há possibilidade de se colocar até 30 ovelhas por hectare. Isso resulta em 45 cordeiros por ano.
 
O extensionista assegura que há mercado para a carne o que falta é qualidade. “Hoje, geralmente, quando vamos comprar carne de ovelha geralmente é de um animal velho, tipo descarte”, acrescentando que o projeto pretende focar o cordeiro precoce abatido com, no máximo, seis meses de idade com carcaças de 15 a 16 quilos. Ele menciona que a idéia envolve grandes, médios e pequenos produtores.
 
De acordo com o extensionista o projeto prevê a busca de recursos nas esferas estadual e federal, principalmente na questão das pastagens e cercas. “Porém o produtor terá que dar a contrapartida”, avisa.    

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *