São Bento do Sul – Ao longo de 2009, algumas empresas de outros municípios vieram para São Bento do Sul graças aos incentivos ofertados pela Administração Municipal. A prática foi um pedido do prefeito Magno Bollmann, que tinha como meta a geração de emprego – e renda – à comunidade local. Neste ano os incentivos às empresas prosseguem, porém o destaque é o benefício a uma empresa local que quer ampliar seu parque fabril.
A empresa beneficiada com a doação de um terreno foi a Metalúrgica Denk. À empresa são-bentense, a Prefeitura doou uma área de 55 mil metros quadrados, localizado no bairro Industrial Sudoeste, às margens da BR 280. O terreno custou à municipalidade R$ 270 mil, e o projeto de doação da área de terra teve aprovação unânime na Câmara de Vereadores. Ao lado desta área, a própria Denk já possuía uma área, que integrará toda a planta da empresa.
Conforme o diretor de Indústria, Comércio e Novos Negócios da Prefeitura de São Bento do Sul, Jonathan Roger Linzmeyer, a empresa apresentou um projeto de expansão de seu parque fabril, que resultará em geração de empregos, e por isso foi beneficiada pelos incentivos municipais. “Nossa lei de incentivo beneficia as empresas que apresentam projetos de geração de emprego, não importando se ela é sediada em São Bento do Sul ou outra cidade ou Estado”, explica o diretor.
Para o prefeito Magno Bollmann, o incentivo à Denk demonstra que a Prefeitura está disposta a auxiliar a todas as empresas, para que estas aumentem a oferta de mão-de-obra no município. “Quando uma empresa cresce, todo o município sai beneficiado. São mais empregos e mais renda para a comunidade. Para a Prefeitura, aumenta também a arrecadação com impostos”, diz.
Mais 200 empregos
Com 37 anos de existência, a Metalúrgica Denk conta atualmente com 600 colaboradores, divididos em três unidades. Ela atua nas áreas de forjados, usinados, estampados, conformação de tubos de cobre e alumínio, montagem de subconjuntos e conjuntos, dispondo também de Processos de solda Mig,Tig, Ponto e Brasagem.
Nesta semana, os diretores da empresa, Evaldo Denk e Neri Picolli estiveram com Jonathan Roger Linzmeyer no terreno que sediará o futuro parque fabril da empresa. Para o local, conforme Neri, serão construídos dois galpões, que somadas as áreas administrativa e de refeitório, totalizarão 10 mil metros quadrados de área construída. A previsão da empresa é gerar, após um ano de atividades na nova planta, cerca de 200 empregos a mais dos 600 atuais.
A mudança da empresa para a área industrial também porá fim a um passivo vivido atualmente pela Denk, que está com duas unidades instaladas em área residencial, impedida assim também de instalar mais um turno de trabalho.
Os investimentos para a construção da nova empresa totalizarão R$ 10 milhões, e a empresa já trabalha para a contratação de uma empreiteira que esteja localizada em São Bento do Sul. “Queremos trabalhar com uma empreiteira do município. Desta forma, estaremos investindo também em São Bento do Sul”, justificou Neri Picolli. Nos próximos dias devem iniciar os trabalhos de terraplanagem no terreno e após esta etapa, a construção dos galpões, que devem consumir 10 meses para serem concluídos.
Assessoria de Imprensa
