Urussanga – O Prefeito em exercício de Urussanga José Rogério Francisco dos Santos decretou na tarde de hoje, situação de emergência no Município. A decisão foi tomada após apresentação de um relatório da Defesa Civil de Urussanga que levou ao seu conhecimento uma exposição de motivos e as conseqüências que a comunidade sofreu com a chuva da última quarta-feira, dia 12.
De acordo com o Prefeito até o momento não há o registro de famílias desabrigadas, contudo, algumas desalojadas já se encontram em casa de parentes. Em Urussanga a força das águas rompeu rede de esgoto pluvial, danificou vias, tornando estradas intransitáveis em alguns trechos no interior, causou queda de muros, de barreiras, de árvores danificando parcialmente residências. Segundo ele, quatro pontes foram destruídas, interrompendo a passagem nas principais vias do interior do município. Uma delas fica na Linha Pacheco, outra na comunidade de Belvedere, uma no bairro De Villa e a última no Rio Comprudente, limite com a cidade de Cocal do Sul.
Zelo relatou ainda que foram registrados prejuízos de móveis e outros utensílios domésticos e pessoais, alimentos foram contaminados. Houve danos parciais e totais de infraestrutura urbana e rural. Danos no meio agropecuário e ainda danificação de obras e drenagens em plena execução, registrando prejuízo também ao poder público que já havia investido na execução dos serviços. “O momento agora será para desencadear ações de assistência imediata para a população afetada”, disse ele.
A Prefeitura esteve com toda a equipe de funcionários nas ruas desde a manhã de quarta-feira, prestando atendimento aos moradores. Todas as secretarias se uniram, dividiram grupos e percorreram cerca de 80% do Município.
Assessoria de Imprensa
