Joinville – Para obter maior rapidez e eficiência no atendimento a vítimas de trauma, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC), foram definidos nesta quarta-feira (4), em Joinville, os pontos de Atenção das Redes de Urgência e Emergência do Norte e Nordeste do Estado.
Em reunião no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, os secretários municipais da Saúde das regiões de Joinville e Jaraguá do Sul discutiram quais os locais mais adequados para receber este tipo de paciente.
Na região Norte, os casos mais complexos de doenças cardiovasculares serão atendidos no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. O Hospital Municipal São José irá ser referência de trauma adulto 3, ou seja, o mais grave. Já o trauma infantil será tratado no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. Ambas unidades estão em Joinville.
Os Pronto Atendimentos (PAs) das cidades de Barra Velha, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul foram definidos como unidades de tratamento primário cardiovascular.
Segundo o gerente Regional de Saúde, Douglas Machado, esses diagnósticos foram feitos a partir de visitas técnicas nos 26 municípios das regiões. “Um grupo formado por médicos, enfermeiros e bombeiros coletou informações para saber das estruturas mais capacitadas para oferecer os serviços necessários a esses casos”, explica.
Com esses pontos de Urgência e Emergência, a Secretaria de Estado da Saúde e a Gerência de Saúde da SDR – Joinville pretendem diminuir as mortes causadas por doenças cardiovasculares.
AI/Redação24Horas