Joinville – A Prefeitura concluiu e liberou para o tráfego a obra de reconstrução da ponte coberta Alfonso Altrak sobre o rio Piraí. Os trabalhos finais de montagem da cobertura da ponte de madeira, localizada na Estrada Blumenau, no bairro Vila Nova, consumiram mais de duas semanas de serviço.
Como um gigantesco quebra-cabeça, cada peça de madeira teve de ser montado e encaixado no local pela equipe de funcionários especializados da Unidade de Obras da Prefeitura de Joinville. Todo cuidado foi tomado para manter
as características originais da ponte mais antiga da cidade, construída há 144 anos.
Antes, para se chegar a outra margem do rio, o motorista precisava utilizar a Estrada do Dedo Grosso, ampliando o trajeto em cerca de seis quilômetros.
Com a conclusão da cobertura, encerra um período de interdição, que iniciou em outubro de 2009. Várias interrupções por causa de chuvas, adaptações no projeto e problemas com outras duas grandes cheias atrasaram a entrega da obra em quase cinco meses.
A obra foi executada pela empreiteira Adrimar e fiscalizada pelos técnicos e engenheiros da Unidade de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana em parceria com a Secretaria Regional da Vila Nova.
A ponte coberta tem 24 metros de comprimento por 4,70cm de largura. A obra representou investimentos de R$ 450 mil, com recursos próprios da Prefeitura. Foram reconstruídos novos apoios nas margens direita e esquerda.
A proteção das duas margens foram refeitas num sistema de gabião com telas de aço galvanizado, revestidos com PVC. Cerca de 60 famílias de agricultores são diretamente beneficiadas pela obra, além dos usuários da linhas de estrada Blumenau.
Ponte coberta tem 144 anos
A ponte Alfonso Altrak é um bem público tombado pelo Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Natural de Joinville em 10 de setembro de 2005. É uma das poucas pontes do gênero arquitetônico no Brasil. Foi construída em 1866 pelo engenheiro alemão August Heeren com o objetivo de incentivar a colonização, ligando Joinville a seu interior. Conta a história que em 1871 houve uma grande enchente que a destruiu completamente, tendo sido reconstruída em 1872 pelo então mestre de obras Kroehne.
Com capacidade para suportar veículos com até 10 toneladas, a ponte Alfonso Altrak conseguiu suportar o trânsito e o crescente movimento de veículos, animais e pessoas por um longo período, tendo sido reformada em 1936. Quem dá nome a ponte é ex-presidente da Igreja Luterana em Joinville, Alfonso Altrak, que faleceu no ano 2000 aos 72 anos de idade.
Foto: Mauro Artur Schlieck / SECOM
AI/Redação 24 Horas
