Balneário Piçarras – A Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplam) e a Defesa Civil do município promovem dia 11 duas importantes conferências locais. Em Balneário Camboriú, a Conferência Municipal da Cidade acontece no auditório da Univali, a partir das 9h. No mesmo horário, a plenária da Defesa Civil acontece na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), em Itajaí. Ambas antecedem as conferências regionais que discutirão temas como prevenção a catástrofes naturais, moradia, transporte e saneamento.
A Conferência Municipal da Cidade define os rumos da política de desenvolvimento local. O desafio é diagnosticar os problemas decorrentes da ocupação desordenada dos espaços urbanos e propor medidas para tornar a cidade mais inclusiva, através do planejamento estratégico das áreas de transporte, habitação, saneamento e mobilidade.
De acordo com o Ministério das Cidades, articulador nacional da conferência, as conferências municipais e regionais devem se concentram em quatro eixos de discussão. A criação e implementação do Conselho da Cidade é a primeira delas. De acordo com o diretor de urbanismo da Seplam, André Serafim, em Balneário Piçarras o conselho já está constituído desde o começo do ano. Para participar das discussões, basta entrar em contato com a Seplam, que vai disponibilizar transporte gratuito até os local.
Defesa Civil
A Conferência Municipal de Defesa Civil será articulada pela Comissão Organizadora Regional e acontece no auditório da Amfri, em Itajaí. De acordo com o secretário executivo, Paulo Roberto Batista, o objetivo da plenária é analisar as ações da Defesa Civil no Município e fortalecer as ações de prevenção a tragédias e assistência humanitária. "Toda a comunidade pode participar. Precisamos ouvir o que a população pensa e quais as suas reais necessidade", afirma.
O tema escolhido para este ano é “Defesa Civil: Prevenção e Assistência Humanitária – Por uma ação integral e contínua”. As discussões tem como finalidade criar um sistema integrado de atuação na vigilância, monitoramento e envio de ajuda humanitária em casos de desastres naturais como os ocorridos este ano durante a temporada de chuvas no estado.
Fonte : Assessoria de Imprensa