Xanxerê – Desde o mês de junho a equipe contratada para realizar os Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS) da região da AMAI está trabalhando a todo o vapor. O desenvolvimento do Plano é longo, pois, são necessárias muitas visitas e reuniões nos municípios, e após cada uma delas é preciso fazer relatório.
O processo para elaboração do Plano foi dividido em três etapas: 1ª Apresentação da proposta metodológica; 2ª Diagnóstico do setor habitacional dos municípios e a 3ª Estratégias de Ação para os problemas encontrados pelo diagnóstico.
A primeira etapa foi concluída no final do mês de julho. Nesta primeira fase foi apresentada a programação do desenvolvimento do Plano, realizadas audiências públicas, reuniões com a equipe técnica dos municípios e capacitações para as pessoas que serão colaboradoras na aplicação do diagnóstico da segunda etapa.
Esta segunda etapa entrou em ação no mês de agosto e agrega a aplicação de um questionário nas áreas com problemas habitacionais dos municípios, também estão sendo realizadas reuniões com a comunidade para verificar a opinião da população quanto à situação habitacional dos municípios.
De acordo com a Coordenadora da Equipe, Clarete Trzcinski, estão sendo aplicados em torno de 8000 questionários com 50 perguntas cada, os dados coletados serão contabilizados e agregados aos relatórios das reuniões com a comunidade para posterior análise. “A análise desses dados vai dar o embasamento para a elaboração das ações que as prefeituras poderão desenvolver a partir de 2011 quando o Plano estiver concluído”, comenta Clarete.
Ela ressalta ainda a importância da segunda etapa, e como é essencial que as pessoas respondam corretamente o questionário para que desta forma os dados sejam os mais reais possíveis. Outro fator que Clarete destaca é a relevância da participação da comunidade nas reuniões e audiências, pois, são eles que ao término do trabalho terão o dever de cobrar do governo a realização das ações propostas.
Os PLHIS são uma exigência do Ministério das Cidades para que os municípios continuem recebendo recursos para o setor habitacional, o prazo de entrega do Planos é dezembro deste ano.
Fernanda Bertotto
AI/Redação24Horas