Florianópolis – A microrregião de Pinhalzinho comemorou nesta segunda-feira (19) o anúncio de que o município terá uma extenção do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). A boa notícia foi dada pela reitora do instituto, Consuelo Santos, durante a audência pública realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e proposta pelos deputados Pedro Uczai e Dirceu Dresch.
Mais de 400 pessoas lotaram o Clube Recreativo Pinhalense, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e a comunidade em geral. O público presente recebeu a garantia de que ainda neste ano estará em funcionamento cursos técnicos em Pinhalzinho.
Florianópolis – A reitora do IF-SC sinalizou que a instituição fará uma parceria com as prefeituras e com empresas, desta forma o IF-SC se responsabiliza pela seleção e treinamento dos professores, além da certificação dos cursos. A prefeitura disponibiliza o local, equipamentos e contratação dos professores. Consuelo sugeriu ainda que seja organizada uma comitiva de prefeitos para irem até o presidente da República solicitar que a extenção de Pinhalzinho seja incluída no plano de extenção 3, desta forma será possível construir um campus do IF-SC no município.
Durante a audiência foi criado um comitê, formado por entidades civis e do poder público para definir a viabilidade dos cursos a ser implantados, além de buscar parcerias com empresas na aquisição de equipamentos para as aulas técnicas.
O presidente da Comissão de Educação, deputado Pedro Uczai, comemorou a boa notícia. "É um dia histórico para esta região, e mais uma conquista para o Oeste. Resultado da mobilização das lideranças para que os jovens tenham mais oportunidades de aprendizado e qualidade de vida". O deputado Dirceu Dresch também ficou satisfeito com o resultado do encontro. "A escola técnica construirá novas perspectivas de renda e qualidade de vida a este povo".
O prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, disse que depois de muitos anos de luta o sonho do município sediar uma escola técnica se torna realidade e afirmou que a prefeitura dará o apoio necessário para as instalações da escola.
AI/Redação 24 Horas