Paranapanema – A direção da mineradora Paranapanema confirmou, nesta segunda-feira (12), ao governador Leonel Pavan e ao secretário de Planejamento, Vinícius Lummertz, durante visita à sede do grupo, em São Paulo, o interesse na instalação de uma unidade processadora de cobre no Estado, que receberá investimento de US$ 300 milhões. A projeção é de um faturamento anual de US$ 350 milhões, com a produção de 40 mil toneladas/ano de laminados de cobre e a geração de 500 empregos diretos com a fábrica que poderá ficar localizada no Norte do estado, na região de São Francisco do Sul.
A confirmação foi feita pelo presidente do grupo paulista, Luiz Antônio Ferraz Junior, que projeta ainda uma movimentação de 3 mil toneladas/mês por meio de contâineres no Porto de São Francisco do Sul, além da construção de um Centro de Distribuição do produto junto a fábrica. A Paranapanema é a maior produtora integrada de cobre refinado do Brasil e líder de vendas deste metal, considerado um dos mais caros do mundo.
“Santa Catarina esta se tornando um estado altamente competitivo e a atração de novas empresas como o grupo Paranapanema vai ajudar ainda mais no desenvolvimento econômico e na geração de novos empregos”, salientou o governador Leonel Pavan, após o encontro. Segundo ele, os entendimentos estão avançados no sentido de disponibilizar a empresa incentivos fiscais como os programas Prodec e Pró-emprego.
O secretário de Planejamento Vinicius Lumemrtz disse que pelo porte e faturamento da empresa, “esta nova unidade do grupo Paranapanema chegará em Santa Catarina entre as 15 maiores empresas do estado e irá abrir novas perspectivas tanto para o mercado interno como para o externo”. A empresa deve montar a fábrica numa área aproximada de 150 mil metros quadrados e a projeção de funcionamento é de um ano após o inicio das obras.
AI/Redação 24 horas