Capivari de Baixo – Há mais de um ano oferecendo gratuitamente os serviços de acupuntura na rede pública de saúde, o município de Capivari de Baixo já consegue observar o reflexo na saúde da população. Se antes os resultados obtidos com tratamentos de combate ao estresse, depressão e dores musculares já eram sucesso no Departamento de Fisioterapia da prefeitura, um tratamento encerrado na última semana enche de orgulho todos os profissionais envolvidos.
Trata-se do técnico em segurança do trabalho, Luiz Ângelo da Costa, de 25 anos, submetido ao tratamento para o combate de uma paralisia facial (também conhecida como Paralisia de Bell), que o afastou do trabalho. Segundo o paciente Luiz Ângelo da Costa “o tratamento foi fundamental para que eu conseguisse recuperar os movimentos” conta. A paralisia facial de Luiz afetou a capacidade de fechar um dos olhos, dificultando a fala e toda a região bucal, dificultando atividades simples, como comer e beber.
A causa da doença, na maioria das vezes, é desconhecida e afeta diretamente o dia a dia dos pacientes. “Os afetados pela doença costumam sofrer dormência, alterações do paladar, ressecamento nos olhos e até mesmo dores no ouvido do lado afetado”, conta o acupunturista do Município responsável pelo tratamento, André Fausto.
O tratamento é realizado através de medicamentos e até mesmo cirurgias, tendo a fisioterapia e a acupuntura como grande aliados. O acupunturista conta que a acupuntura, no caso de Luiz, “é uma ferramenta de grande eficácia, conseguindo uma melhora total com apenas 10 sessões”. Em Capivari de Baixo os pacientes são encaminhados através dos médicos do Município para o tratamento com acupuntura.
Só em 2009, oito casos de paralisia facial foram tratados em Capivari de Baixo, com melhora de 100% em quase todos os casos e acordo com o secretário de Saúde, Aurimar da Silva “a acupuntura é uma técnica que tem trazido para a população resultados positivos”.
Capivari de Baixo é o município pioneiro em Santa Catarina a oferecer o serviço de acupuntura. O prefeito Luiz Carlos Brunel Alves mostra-se satisfeito com os resultados. “É uma área da fisioterapia que disponibilizamos gratuitamente aos capivarienses. Fico muito feliz que esteja ajudando a resolver diversos problemas da população”, sublinha.
Assessoria de Imprensa
