São Miguel do Oeste – A secretaria municipal de ação social, em parceria com a Epagri de São Miguel do Oeste e o Microbacias, desenvolve o projeto Cultivando Alimentos e Colhendo Cidadania, que beneficia cerca de 50 famílias do interior.
O projeto iniciou em 2009, com as famílias da Linha 8 de março e, neste ano, foi ampliado para a linha 26 de outubro, e tem por objetivo atender o público do bolsa família, a fim de motivá-los a produzir alimentos para o auto consumo familiar, melhorando a alimentação, a renda e a independência da família.
De acordo com a extensionista da Epagri, Leonilda Vilani, recentemente foram entregues mudas de espécies frutíferas, sementes de linhaça, gergelim e batatinha, repassadas informações técnicas e orientações sobre poda, plantio e condução para uma produção agroecológica, sem agrotóxicos nem resíduos químicos.
Conforme a secretária de ação social, Luci Bettanin, a intenção é beneficiar as famílias carentes que já recebem o bolsa família, as quais são divididas em grupos, considerando a proximidade das residências para a realização das praticas de plantio, cultivo, preparo do solo e demais orientações repassadas pela extensionista Leonilda e pelo facilitar do microbacias, Valmir Persh.
Para próximo ano, segundo Luci, a intenção é ampliar o projeto para outras comunidades onde residem famílias carentes do interior.
AI/Redação 24 horas