Balneário Camboriú – Para que os ônibus de turismo possam continuar transitando no centro da cidade, seus condutores terão que cumprir regras específicas de conduta, assim como – e principalmente – as rotas de tráfego que são determinadas pelo Fundo Municipal de Trânsito – Fumtran. O assunto foi discutido nesta quarta-feira(16), na sede da Secretaria de Turismo municipal, entre a direção da Sectur, Fundo Municipal de Trânsito – Fumtran, representantes de equipamentos turísticos, Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública (SGSIP) e agentes de trânsito. A reunião teve grande importância, pois se aproxima uma época de grande fluxo de ônibus de turismo na cidade e a preocupação é que turistas, moradores e autoridades do trânsito consigam ter um bom relacionamento.
As rotas de trânsito, que determinam o percurso dos ônibus de turismo – e são entregues aos motoristas no momento em que o grupo de visitantes chega a cidade no Portal de Informações Turísticas (PIT)-, foram definidas para que a lei municipal 1.335/1994, reformulada em seu artigo 31 pela lei 2712/2007, não vetasse de vez a circulação desses veículos no centro da cidade que é denominada “Capital Catarinense do Turismo”. O grande obstáculo é que nem sempre os condutores dos veículos turísticos obedecem as normas de trânsito de Balneário Camboriú, o que tem dificultado o trabalho dos agentes de trânsito e especialmente o fluxo de veículos nas vias locais.
Na reunião se chegou ao entendimento de que a cidade não pode parar por falta de informação, de estrutura nos hotéis, por ruas estreitas construídas por um planejamento antigo e irreversível, ou mesmo por imprudência dos condutores de veículos turísticos. Por isso, o trade cobra das entidades públicas um ponto de equilíbrio entre as normas de circulação de ônibus e o turismo que a cidade precisa manter, com regras claras e punição aos infratores.
Ficou acertado nesse encontro que o Fumtran e os agentes de trânsito estarão reunidos para destacar os maiores problemas verificados pela presença de ônibus de turismo nas vias centrais da cidade. Esses itens serão entregues nos próximos dias a uma comissão, que será formada pelo trade do turismo, Segurança e Turismo municipais, Fumtran e agentes e também por um profissional da área jurídica. Essa equipe formulará regras, para que a circulação de ônibus em Balneário Camboriú seja eficiente e não acabe por ser extinta de vez.