Brusque – Para melhorar a vida dos motoristas, a Prefeitura de Brusque, por meio do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (IBPLAM) está implantando, em toda cidade, a “onda verde”, ou seja, um sistema de semáforos sincronizados que possibilitarão ao motorista cruzar várias sinaleiras com o sinal verde.
Para o diretor de sinalização e transporte do IBPLAM, Luis Henrique Blumer, com a implantação do sistema o trânsito vai fluir melhor e também vai otimizar o tempo das sinaleiras. “O sistema é pensado por meio da contagem de veículos, onde se verifica a necessidade de mais ou menos tempo em cada semáforo”.
Essa ação está prevista dentro do Programa Novos Caminhos da Prefeitura de Brusque. Para poder sincronizar os semáforos, o IBPLAM, realizou uma série de estudos e contagens dos tempos dos semáforos, mobilizando todo o seu quadro técnico.
Depois que a implantação estiver concluída (previsão para o dia 21 de maio) o motorista vai ganhar até 20 segundos no trânsito. Para a pessoa que trabalha e almoça em casa, por exemplo, ou seja, que passa 4 vezes ao dia pelos semáforos, irá economizar uma média de 5he20min, em um ano.
AI/Redação 24 Horas
