Joinville – O sonho de mais de 10 anos do setor de oncologia do Hospital Municipal São José está sendo realizado. O Conselho Nacional de Energia Nuclear (Cnen) liberou nesta sexta-feira (3/12) a autorização para o funcionamento do acelerador linear, equipamento de última geração para tratamento de pacientes com câncer. Além da liberação, já estão agendados os dias para
treinamento dos funcionários que irão operar a máquina: 13 a 17 de dezembro. O tratamento de pacientes está previsto para começar logo após a conclusão dos treinamentos, que serão realizados por técnicos da empresa Siemens.
O relatório final do Cnen foi apresentado na tarde desta sexta-feira para o diretor-presidente do Hospital Municipal São José, Tomio Tomita, e ao
diretor-executivo, Renato Monteiro. Com o documento, o acelerador passa por seu teste mais importante e está apto a entrar em funcionamento.
A construção da casamata, um “bunker” com 270 metros quadrados de obra física, onde foram usados 750 metros cúbicos de concreto e 36 toneladas de ferro, foi uma das prioridades do governo Carlito Merss. Foi gasto na obra R$ 1,5 milhão. O acelerador linear, um equipamento de última geração para tratamento de pacientes com câncer, foi comprado pelo governo do Estado por 930 mil dólares.
A estimativa da direção do hospital é que o funcionamento do acelerador comece imediatamente após a conclusão da capacitação dos servidores que trabalharão com o equipamento. “Agora, sim, o sonho está virando realidade. Foi uma luta intensa e chegamos ao nosso objetivo. E uma luta e uma vitória do setor de oncologia do Hospital Municipal São José”, comemora Tomio Tomita, diretor-presidente do Hospital Municipal São José.
ai/UNO