OCDE avalia situação da Educação em Santa catarina

Florianópolis – O secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, concede entrevista coletiva nesta sexta-feira (23), às 13h30, na Sala de Reuniões Profª Bete Anderle, no 10º andar da Secretaria de Estado da Educação, sobre o trabalho inédito no Brasil da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que percorreu 32 municípios catarinenses durante oito dias. A meta da delegação é avaliar as políticas educacionais desenvolvidas em Santa Catarina comparando os dados com outras regiões e outros países e indicar possíveis rumos para o setor.

Além do secretário, o francês Ian Whitman, coordenador da equipe de 10 técnicos de nove países, estará à disposição para atender à imprensa. A coletiva contará com um tradutor para facilitar a comunicação.

Sediada em Paris, na França, a OCDE envolve os 30 países mais industrializados do planeta. Há mais de 40 anos, a instituição trabalha para o desenvolvimento da economia, do emprego, pela manutenção da estabilidade financeira e pelo crescimento do comércio global, compartilhando seus conhecimentos com mais de 100 nações.  É uma das mais confiáveis fontes de comparação sobre dados econômicos, sociais e educacionais.

Para o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, a experiência da OCDE na educação, entre as várias áreas de expertise da organização, vai emprestar credibilidade ao trabalho que se desenvolve em Santa Catarina no plano educacional. “Principalmente, vai dar uma visão sobre a educação no Estado em todos os níveis e áreas, oferecendo à administração estadual um roteiro seguro que se poderá seguir para melhorá-la muito mais”, comentou. Bauer lembra que trabalho semelhante realizado pela OCDE foi fundamental para o aprimoramento da sistema de ensino do Estado de Alberta, no Canadá.

Em Santa Catarina, a delegação conheceu a realidade da educação dividida em três grupos. Um deles foi ao Oeste, passando pelas cidades de Chapecó, Maravilha, Xanxerê, Concórdia, Tigrinhos, Pinhalzinho, Ipuaçu, Nova Erechim e São Miguel do Oeste e Itá. A segunda equipe realizou estudos em Florianópolis, Bombinhas, Itajaí, Brusque, Blumenau, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Joinville e São Francisco do Sul. A terceira parte da delegação visitou Tubarão, Criciúma, Lages, São José do Cerrito, Campos Novos, Treze Tílias, Água Doce, Ibiam, Joaçaba, Curitibanos e Rio do Sul. Ao total, 68 instituições de ensino catarinenses receberam a OCDE.

Os técnicos conversaram com alunos, professores, servidores, gestores, entidades patronais (como a Fiesc e o Sistema S) e de classes, além de organizações que absorvem os egressos da educação, formuladores de políticas educacionais e representantes do governo. Conheceram unidades de ensino municipais, estaduais e privadas, tanto urbanas quanto rurais, passando por pequenas, médias e grandes instituições, incluindo as de ensino superior e escolas técnicas. “Por meio destas entrevistas, a OCDE terá condição de analisar a educação catarinense e apontar rumos, melhorias e propostas de políticas de gestão e organização, comparando os dados com outras regiões e outros países”, explica o diretor de Educação Básica da Secretaria, Antônio Pazeto, que acompanhou uma das equipes no interior do Estado.

Quando: sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Onde: Secretaria de Estado da Educação – Rua João Pinto, 111 – Centro – Florianópolis – Sala de reuniões – 10º andar

Horário: 13h30

Entrevistados: Secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, e chefe da delegação da OCDE, Ian Whitman

ai/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes