Videira – Na próxima segunda-feira, 3 de maio, o Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin, de Videira completa sete anos. Inaugurado em maio de 2003 através de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, o espaço oportuniza aos visitantes, a experiência inesquecível de visualizar o universo, experimentando todo o fascínio dos planetas e das estrelas.
Segundo o diretor do Observatório – professor Gilmar de Oliveira, desde a inauguração, mais de 150 mil visitantes de universidades, escolas e turistas do Brasil e do mundo visitaram o local. Segundo os registros oficiais, o Observatório Astronômico Domingos Forlin já recebeu visitas de pessoas de 52 países. Entre os inúmeros fenômenos registrados e visualizados pelos equipamentos destacam-se os eclipses lunares, chuvas de meteoros, alinhamento dos planetas, a aproximação de Marte,trânsito de Vênus no Sol e passagem de planetas.
A tecnologia também se faz presente no Observatório com modernos telescópios de longo alcance, do tipo Newtonianos Celeste e Telescópios computadorizados. “Além disso, contamos com programas educacionais de última geração no campo da astronomia, bem como projeções de imagens, estrelas, planetas, constelações, nebulosas e asteróides”, aponta.
Secretaria de Turismo e Cultura prepara diversas atividades para movimentar o Observatório
Considerado o único do gênero em Santa Catarina, o Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin, tem gerado diversas oportunidades de turismo científico. Visando ampliar ainda mais esse leque, nos próximos meses, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura vai promover uma série de eventos para valorizar e divulgar ainda mais o potencial turístico do Observatório.
De acordo com o secretário da pasta – Clemir Schmitt estão sendo programados dois seminários e uma Olimpíada Estudantil de Astronomia. Os eventos pretendem reunir em Videira, estudiosos, alunos e professores de todo o Estado. “O trabalho realizado pelo Observatório em diversos níveis didáticos e pedagógicos tornou o espaço em uma referência nacional no ramo da astronomia, por esse respeito já conquistado, queremos atrair ainda mais pessoas para visitar não apenas o Observatório, mas todos os roteiros turísticos que estamos elaborando em nosso município”.
O secretário diz ainda que a política de valorização do turismo local contempla também a descentralização das atividades do Observatório para os bairros e para o interior do município. “Percebemos que embora já conhecido nacionalmente, muitos videirenses ainda não visitaram o Observatório. Dessa forma, vamos levar algumas atividades para perto da comunidade e ao mesmo tempo, vamos desenvolver um programa de valorização interna, fazendo com que todos conheçam e também sejam multiplicadores no processo de divulgação de nossas potencialidades”, disse Schmitt.
Atendimento:
O Observatório atende diariamente, de segunda à sexta feira das 13h às 23h, com agendamento, assim como em feriados e finais de semana. Contato: (49) 3566-7053 ou 9915-3838. (com Gilmar)
Silvia Angélica Palma
Fotos: Pedro Schaitel / Yuri Hentz
AI/Redação 24 Horas