sexta-feira, setembro 19, 2025

O Verão e o cuidado com picadas de animais peçonhentos

A época de calor e chuvas é quando os animais peçonhentos aparecem mais, coincidindo com o período de plantio e colheitas agrícolas no Estado. Por isso, aumenta o número de ocorrências de picada destes bichos. No inverno, o número de acidentes diminui bastante. O Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT) orienta para os procedimentos em caso de pessoas atacadas por animais peçonhentos ou de ingestão de plantas venenosas.

Ofertas Amazon

Os animais peçonhentos utilizam o veneno para caçar presas e, eventualmente, para se defender de predadores. Os principais animais peçonhentos de importância médica encontrados em Santa Catarina são alguns grupos de serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas. Quanto à identificação de ataque, várias características podem ser observadas.

Picadas de algumas aranhas provocam, principalmente, dor, inchaço, vermelhidão e pode ocasionar sudorese, agitação, taquicardia, vômito, diarreia, hipertensão e alterações cardíacas. No caso dos escorpiões, a dor local é comum, podendo ser discreta, restrita (apenas no local da picada) ou ainda insuportável, espalhando-se pelo membro, podendo durar horas ou dias. O local da picada é às vezes detectado com dificuldade.

No caso das serpentes, a exemplo da coral verdadeira, o veneno tem ação sobre o sistema nervoso e muscular, levando a discretas manifestações no local da picada, sendo mesmo difícil identificar marcas das presas em alguns casos.




Lagartas e taturanas causam sensação de queimação. Os espinhos e/ou pelos, ao entrarem em contato com a pele, podem gerar dor e ardência e os sintomas variam conforme a pessoa. Em alguns casos, pode causar dor de cabeça, náuseas, tonturas, dor abdominal e artralgia, apresentando também sangramentos, evoluindo em alguns casos para insuficiência renal.

Para evitar acidentes deve-se manter a casa sempre limpa, removendo entulhos, madeira e materiais de construção, limpar cantos das paredes, atrás e dentro de armários e guarda-roupas, rebocar paredes e muros. É importante verificar calçados e roupas antes de vestir. Também é recomendável manter gramados aparados e os arredores da casa sempre limpos, evitando o aparecimento de animais que possam servir de alimento para serpentes, aranhas e escorpiões (como baratas e roedores).

Em caso de contato com qualquer animal ou planta, acione o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina no telefone 0800-643-5252 ou no WhatsApp pelo telefone (48) 9902-2683. O serviço mantém plantão 24h.

Foto: James Tavares/Secom
ai/CIT/UNO




UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Qual a melhor Plataforma de Loja Virtual para seu Ecommerce

A busca pela melhor plataforma de e-commerce ideal é...

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades