Itajaí – “Os indicadores sócio-econômicos do Brasil têm melhorado consideravelmente nos últimos anos, graças à conjugação de esforços do Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil Organizada através das ONGs e similares”. A análise foi apresentada pelo sociólogo Léo Voigt, Diretor Executivo do Instituto Vonpar (Coca-Cola), durante o encontro “Responsabilidade Social – Alimente essa Idéia”, ocorrido na noite desta quarta-feira (11), no restaurante Castelo Montemar. Promovido em parceria entre a Prefeitura Municipal e a Câmara de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Itajaí, o evento marcou o reinício do programa “Selo Social”, que vai culminar, em junho do ano que vem – durante a Semana do Município, com a certificação das empresas que participarem do programa. Durante o evento, o Prefeito Jandir Bellini sancionou a Lei que institui oficialmente o Selo Social.
O Selo Social é um programa que visa estimular as empresas a promoverem ações e políticas de desenvolvimento social em Itajaí, beneficiando tanto seu público interno (empregados), quanto externo (comunidade). Empresas que realizarem investimentos deste tipo, podem se cadastrar e participar do programa, obtendo uma certificação fornecida pela Prefeitura e Associação Empresarial, reconhecendo publicamente o compromisso da empresa com o desenvolvimento social. “Além de contribuir para com a redução das desigualdades sociais, o programa oferece um instrumento de marketing que a empresa pode utilizar livremente no seu dia-a-dia”, explica o Secretário de Relações Institucionais e Temáticas de Itajaí, Rogério Nassif Ribas.
Aprovada pela Câmara de Vereadores na semana passada, a Lei 5.403, que institui o programa Selo Social, foi sancionada pelo prefeito Jandir Bellini durante o evento da noite de quarta-feira. O prefeito, que estava em Brasília, fez questão de participar do encontro com os empresários. “A Prefeitura fez um convite ao empresariado para que possamos atuar juntos a fim de garantir melhores condições de vida ao nosso cidadão. Isso justifica o esforço de estar aqui, apesar da nossa agenda apertada”, garantiu o prefeito.
De acordo com a nova Lei, o Programa Selo Social vai certificar empresas que comprovarem investimentos sociais com base nos oito Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio (ODMs), definidos pela ONU no ano 2000. Os ODMs são metas estabelecidas pela ONU para serem atingidas em todo o mundo até o ano 2015.
Para participar do programa, qualquer empresa interessada pode se inscrever através de link específico na página da Prefeitura na Internet (www.itajai.sc.gov.br). Além do cadastro da empresa, no próprio portal podem ser inseridas as informações sobre os investimentos realizados durante o ano em projetos de desenvolvimento social.
Os representantes das empresas que quiserem conhecer melhor o programa, poderão participar de capacitação que será oferecida pela Prefeitura e pela Câmara de Responsabilidade Social da ACII. A capacitação acontece nesta sexta-feira, dia 13, para uma turma a partir das 10 horas da manhã e outra a partir das 14 horas. Outras informações sobre o programa também deverão ser disponibilizados gradativamente na Internet.
Fonte : Assessoria de Imprensa
