Joinville – O sol forte não deu trégua e foi grande a disputa por um lugar à sombra na Praça Nereu Ramos nesta quarta-feira (10/03) ao meio-dia. Na hora do almoço cerca de 100 pessoas acompanharam a apresentação do espetáculo “O Amargo Santo da Purificação”, criação coletiva para teatro de rua da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveis.
A peça – uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella – chamou a atenção de adultos e crianças pelo colorido e riqueza de figurinos, além de encantar pela interpretação que uniu música e folguedos populares sem perder o tom crítico.
O espetáculo fez parte da programação dos 159 anos de Joinville. Como explica o gerente de difusão cultural da Fundação Cultural de Joinville, Cristóvão Petry: “A peça foi selecionada pelo Programa BR de Cultura 2009/2010 e foi uma honra para Joinville receber um trabalho deste porte”.
Representantes de grupos de teatro da região acompanharam a apresentação e – também dentro do calendário de aniversário – tiveram a oportunidade de realizar um workshop de aperfeiçoamento com os atores da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveis. “É uma forma de aprimorar o trabalho dos grupos locais estimulando a troca de conhecimentos e a experimentação de novas linguagens”, destacou Cristóvão.
A princípio o espetáculo estava previsto para o dia 8/03, às 16h30, mas teve seu horário transferido em virtude das chuvas. A escolha do novo horário também levou em consideração os horários de precipitação.