sexta-feira, setembro 19, 2025

Novo tratamento para pacientes com tuberculose

Joinville – Desde o início deste ano, Joinville aderiu ao Novo Tratamento em Tuberculose disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O tratamento é utilizado em muitos países e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por ser mais eficaz, já que reduz a resistência das bactérias e por apresentar um custo reduzido. O tratamento consiste em um esquema em que quatro medicamentos diferentes estão em apenas um comprimido, popularmente conhecida como uma droga "quatro em um".

Ofertas Amazon

"Antes, o paciente precisava ingerir, dependendo do caso, de seis a 12 comprimidos diferentes. Tomando apenas um ou mais algum outro que necessite, facilita a adesão dele ao tratamento”, afirma o médico pneumologista Jaime Matos Ferreira, da Secretaria Municipal da Saúde, que constata que muitos doentes abandonam o tratamento da tuberculose que dura em média seis meses.

Além disso, nos primeiros 15 dias, a tosse reduz bastante e, em alguns casos, a doença fica assintomática, o que faz o doente pensar que a tuberculose está curada. Na verdade, a doença pode se tornar multirresistente, isto é, as bactérias passam a não reagir aos medicamentos e a cura fica dificultada.

Santa Catarina registra a menor incidência de tuberculose do país. Segundo a enfermeira Débora Morais, são 27,8 casos para cada 100 mil habitantes. A média de casos no Brasil é de 37,4 por 100 mil habitantes brasileiros. A enfermeira atribui o bom índice ao trabalho desenvolvido pelo Programa de Controle da Tuberculose. "Atualmente, estamos tratando 138 casos no município. Recentemente, Joinville e o Distrito Federal foram os únicos municípios brasileiros a serem certificados pelo Ministério por atingir as metas dos seis critérios epidemiológicos no controle da tuberculose", ressalta.

O novo esquema "quatro em um", conforme o Ministério da Saúde, sairá por menos de US$ 30 por paciente, US$ 10 a menos do custo do tratamento antigo. No Brasil, as populações mais vulneráveis à doença são indígenas, moradores de rua e portadores do HIV (um quarto dessas é  por tuberculose). A tuberculose ataca pessoas com sistema imunológico fraco e os sintomas são tosses por mais de três semanas, falta de apetite, perda de peso e cansaço.

AI/Redação 24 horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Aniversário de Blumenau 175 Anos

A cidade de Blumenau deu início às comemorações de...

Bailarinas de Porto Belo participam de pré-audição para integrar a Escola Bolshoi

Duas jovens talentos de Porto Belo participaram no dia...

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...