São Bento do Sul – Aconteceu na noite de segunda-feira, dia 05, a segunda etapa da 4a Conferência Municipal de Cultura. O evento foi uma promoção da Prefeitura de São Bento do Sul, através da Fundação Cultural, e visa atender às novas regras do Sistema Nacional de Cultura para definição das novas diretrizes que regulam o setor. Durante o encontro também aconteceu a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
A Conferência aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Magno Bollmann, e do presidente da Fundação Cultural, José Kormann, além de cerca de oitenta pessoas envolvidas com a cultura no município. Esteve também presente no encontro o facilitador estadual das Conferências Municipais e membro do Conselho Estadual de Cultura, Leone Silva, que fez uma explanação dos eixos propostos para a conferência municipal.
Durante a conferência foi feita a adequação das proposições feitas durante a primeira etapa aos eixos da Conferência Nacional de Cultura, além de propostas de estratégias para a implantação dos Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura.
Para o prefeito Magno Bollmann, é de suma importância a união do setor cultural e definir estratégias de ação. “Sabemos da importância da cultura para o desenvolvimento da sociedade. E mesmo assim temos de nos preparar para desenvolvermos ainda mais a cultura em nosso município”, frisou o prefeito. Magno também elogiou a grande quantidade de pessoas envolvidas na elaboração das propostas do Sistema Municipal de Cultural. “Temos um verdadeiro batalhão de cultura aqui”.
Participaram desta segunda etapa da Conferência Municipal de Cultura representantes dos Poderes Públicos, da sociedade civil e das entidades com domicílio ou atuação no Município. Ao final, foram eleitos os delegados que representarão São Bento do Sul na Conferência Estadual de Cultura, que acontece no dia 25 de novembro, dia de Santa Catarina, em Florianópolis.
Fonte: Assessoría de Imprensa