Videira – A partir de agora, o comando da Rede Videirense de Combate ao Câncer está a cargo de Rosa Cristina Dutra Zardo, que assumiu a organização nos últimos dias. De acordo com Rosa, a entidade de caráter filantrópico e social, fundada há 10 anos, surgiu quando a rede pública de saúde não concedia auxílio aos doentes de Câncer. A prerrogativa da organização é atuar no combate a doença, com ações preventivas e orientativas à população. “Sem dúvida esse é um desafio que assumo, pois a complexidade da doença e a fragilidade que ela provoca nas pessoas são fatores muito difíceis para serem superados. No entanto, nossa intenção é criar mecanismos que minimizem ao máximo essas questões”, aponta Rosa.
Segundo ela, dados de 2008 apontam no cadastro da Rede, cerca de 160 pacientes, número muito abaixo da realidade, já que a grande maioria das pessoas com Câncer diagnosticado não utilizam os serviços da Rede Videirense e realizam o tratamento na rede particular aqui ou fora do município. As mulheres são o maior número no cadastro: 95, já os casos em homens são 64 e três pacientes são crianças. Os casos mais incidentes são câncer de próstata nos homens e de mama nas mulheres.
A Rede Videirense de Combate ao Câncer funciona junto ao Departamento Municipal de Ação Social. Ao se cadastrar os pacientes recebem encaminhamento médico e psicológico, visitas domiciliares de voluntárias, auxílio para exames e medicamentos, alimentação, fraldas, além de receberem orientação sobre o direito a benefícios como: PIS/PASEP e FGTS, por exemplo. “Uma assistente social nos auxilia visitando os pacientes e verificando as necessidades de cada um”, explica.
Nos próximos meses, Rosa pretende intensificar a ação da Rede, informando a população sobre os serviços oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Videira e que podem diagnosticar precocemente os casos. “A Secretaria Municipal de Saúde tem especialistas como ginecologistas e urologistas, além de um mamógrafo que pode ser um grande trunfo no diagnóstico precoce e muita gente ainda desconhece esses benefícios”, aponta.
REDE ESTÁ RECRUTANDO VOLUNTÁRIOS
Como a rede Videirense de Combate ao Câncer funciona com trabalho voluntário, a nova presidente está se mobilizando e convidando a comunidade a atuar na equipe, que ainda está sendo formada. A intenção é dividir as pessoas em grupos distintos para captação de recursos, eventos beneficentes, recuperação e reciclagem de roupas, acompanhamento e apoio social, entre outras atividades. Os interessados devem procurar a Rede junto ao Departamento de Serviço Social, na rua Lauro Muller, em cima da Rodoviária, ou através do telefone: 3566-2202.
Silvia Angelica Palma
Assessora de Comunicação – Foto: Pedro Schaitel