Joinville – O secretário Regional do Costa e Silva, Pedro Campos, continua inconformado com o descaso de moradores que continuam agredindo a nascente do rio Cachoeira, no bairro Costa e Silva. Na manhã desta sexta-feira (22), mais de uma tonelada de entulho, lixo, móveis velhos, roupas e até alimentos estragados foram retirados de dentro do rio, que nasce numa área de preservação, junto à rua Rui Barbosa.
Pedro Campos, que mora no bairro, explica que às margens desta estrada corre a nascente do rio Cachoeira, onde ele ainda está com suas águas claras e transparentes. E é justamente neste ponto, que as pessoas estão sujando. O problema já é antigo. "O local continua sofrendo uma grave degradação ambiental e precisa ser respeitado", disse o secretário regional.
Praticamente todos as semanas a regional faz limpeza no local, mas o problema se repete. Como resultado destas ações são retiradas de dois a três caminhões caçamba cheios de entulho. Hoje(22), mais uma vez, isso ocorreu. O local é uma área de preservação repleta de árvores nativas e tem sido usado como bota-fora por motoristas e empresas inescrupulosas.
De lá, já saíram toneladas de lixo, entulhos, móveis velho, roupas, lixo doméstico, peças de carro, resíduos industriais e comerciais. Até latões cheio de graxa tiveram de ser retirados de dentro do rio. "Não entendo como é que ainda tem gente que faz este tipo de crime contra a natureza. É um absurdo sem tamanho", disse o secretário indignado. "Esta é uma das mais antigas ruas do bairro. As pessoas deveriam zelar e cuidar deste lugar", disse o secretário.
AI/Redação 24 Horas