São Bento do Sul – Representantes da Empresa Municipal de Habitação (Ehmab), Defesa Civil, Secretaria de Obras, Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, Assessoria de Gabinete e Instituto de Desenvolvimento Integrado (IDI), estiveram na tarde de sexta-feira, 30, visitando duas casas em situação precária de moradia, nos bairros Serra Alta e 25 de Julho.
A residência em Serra Alta, localizada em Área de Preservação Permanente, está em situação precária de moradia, com risco de deslizamento. Inês Freitas, que possui 22 filhos, mora com mais de 25 pessoas, em uma casa de madeira com seis cômodos pequenos. Além da moradia estar em local de área verde, a situação da família requer solução imediata, visto que com as chuvas do final de setembro, a situação ficou pior.
Integrantes dos órgãos da Prefeitura, se reuniram e constituiram um grupo de trabalho para estudar um solução da retirada da família, e analisar a situação das outras casas da região, que também estão em área de risco. O Diretor Iberê Santos Costa, representando a Secretaria de Obras, juntamente com o Diretor da Defesa Civil Aluísio Moreira, analisou que a situação requer solução imediata, visto as condições das casas ao redor.
25 de Julho
Já no bairro 25 de Julho, Ivone Wolff mora com as duas filhas, no qual uma possui deficiência, e necessita estar em cadeira de rodas especial, não podendo se locomover. O banheiro da casa fica no térreo, e o acesso é por uma escada estreita. Ivone precisa levar a filha no colo quando ela necessita ir ao banheiro, e isso está causando muitos transtornos as duas.
Depois da vistoria do grupo, a solução seria construir o banheiro no mesmo nível da casa, evitando que Ivone não tropece ou caia com a filha, e quando necessitar se deslocar para outro cômodo, possa estar cuidando da filha de perto. Segundo Aluísio, a solução dos dois casos necessitam ocorrer o mais breve possível. O grupo irá se reunir novamente na terça-feira, 03.
Fonte : Prefeitura de São Bento do Sul – Adêise Tanji Barbosa