Joinville – A partir desta segunda-feira (1º/3) até sexta-feira (5),Joinville receberá representantes do Ministério do Turismo (MTur), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a realização do Estudo de Competitividade Turística.
O MTur selecionou cerca de 65 destinos indutores de turismo em todo o país, entre eles Joinville, para a realização deste estudo. O objetivo é realizar um diagnóstico detalhado da realidade desses destinos, a fim de colocar em perspectiva os níveis de competitividade turística de cada um, e permitir que gradualmente possam, com base nos princípios de
sustentabilidade, oferecer produtos e serviços de melhor qualidade a turistas nacionais e estrangeiros.
Para tanto, a equipe da FGV realizou um mapeamento minucioso das condições em que se encontram os municípios estudados, segundo as 13 dimensões especialmente elaboradas para captar os elementos importantes para a competitividade de um destino turístico: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.
Durante toda essa semana, a equipe responsável pelo estudo entrevistará uma série de profissionais das mais diversas áreas, como: o prefeito, representantes da Promotur, Convention & Visitors Bureau, Instância de Governança, Fundação Cultural, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Fundema, Sebrae local, Polícia Civil, Polícia
Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Ippuj, empresários do trade turístico, entre outros.
Para o MTur, a crescente importância do setor turístico como fonte de geração de renda e emprego é fenômeno verificado, principalmente nas últimas décadas, constituindo-se em motivo de acirramento da concorrência entre os destinos em todo o mundo. Portanto, a avaliação da intensidade com que fatores favorecem ou inibem tal atividade é de relevância estratégica para os principais destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do País.
Nesse sentido, o estudo em questão pode colaborar como instrumento de medição de competitividade de maneira decisiva na priorização de ações que venham a beneficiar o destino turístico.
AI/Redação 24 Horas
