Joinville – Durante o evento de lançamento do Pro Jovem Urbano em Joinville, que aconteceu nesta quarta-feira (31) na Prefeitura de Joinville, a coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Vanessa da Rosa, lançou a meta de 700 alunos matriculados até o início das aulas no dia 26 de abril. A coordenadora explicou que inicialmente o Pro Jovem Urbano será oferecido em escolas que serão pólos de atendimento nos bairros Boa Vista, Jarivatuba, Parque Guarani e Jardim Paraíso.
A cerimônia contou com a presença de Evelin Regina Felicio, 28 anos, que será uma das beneficiárias do Pro Jovem Urbano no bairro Jarivatuba. "É difícil encontrar uma oportunidade como essa, ainda mais quando se tem que cuidar de dois filhos, do marido e da casa, mas, a gente tem que aproveitar essas oportunidades para crescer", comentou a jovem que vai estudar na Escola Dr. Nelson de Miranda Coutinho.
Fazendo uma alusão à Copa do Mundo, o secretário de educação, Marquinhos Fernandes, destacou que Pro Jovem Urbano é uma "tabelinha perfeita entre o Governo Federal e a Prefeitura de Joinville". O secretário informou que Joinville conta com aproximadamente 10 mil jovens que se encaixam no
perfil do programa. "O mercado cada vez mais precisa de gente qualificada, nós estamos oferecendo esta oportunidade", acrescentou.
O prefeito Carlito frisou que o programa do Governo Federal não é necessariamente uma novidade, já que existe desde 2005. "Por aqui, faltava vontade política de fazer isso acontecer, e se não tiver vontade política não adianta nada". A primeira-dama de Joinville, Marinete Merss, também enalteceu o programa e lançou um desafio para os professores do EJA. "Se for preciso tem que buscar esse pessoal em casa. Este é o trabalho do educador".
Saiba mais sobre o Pro Jovem Urbano
O Pro Jovem Urbano é um programa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação e é voltado especificamente para o segmento juvenil que não concluiu o ensino fundamental. A proposta do projeto permite articular o ensino, a qualificação profissional e ação comunitária, visando à formação integral do jovem e seu reposicionamento social e profissional. Os jovens matriculados recebem alimentação, uniforme, boné, transporte e uma bolsa auxílio de R$ 100 para retomar sua trajetória escolar. Em Joinville o início das aulas está programado para o dia 26 de abril e as matriculas já estão abertas e são gratuitas. O horário dos estudos é noturno, o que não impede os alunos cadastrados no programa de trabalharem durante o dia.
Conheça os pólos de atendimento:
– Escola Municipal Dr. Nelson de Miranda Coutinho
– Rua Francisco Vieira, s/n – Jarivatuba
– Telefone: (47) 3463.8398
– Escola Municipal Gov. Heriberto Hulse
– Rua Conselheiro Lafayette, 225 – Boa Vista
– Telefone: (47) 3433.2837
– Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschler
– Rua Olga Trusz Sboinski, s/n – Parque Guarani
– Telefone: (47) 3436.8720
– Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski
– Avenida Jupter, 1753 – Jardim Paraíso
– Telefone: (47) 3467-3932
Documentos necessários para matrícula:
Carteira de identidade
Comprovante de residência
Título de eleitor
Carteira de trabalho
Histórico escolar
CPF
Número do PIS/PASEP.
Fonte : Assessoria de imprensa
