São Bento do Sul – A partir da próxima semana, os moradores do bairro Urca, de São Bento do Sul, serão beneficiados com o programa de Estratégia da Saúde da Família. O ESF visa “promover saúde” e tem como principal objetivo informar e orientar a população sobre formas de prevenção e cuidados com a saúde.
O secretário de Saúde Marcus Maluf esteve reunido, nesta sexta-feira, 16, com representantes da comunidade e com a equipe que atuará na localidade para dar detalhes sobre a implantação do novo sistema de atendimento.
Antes do ESF, o Posto de Saúde da Urca, trabalhava com agendamento de consultas. Para isso as pessoas que necessitavam atendimento médico, faziam o agendamento alguns dias antes, ou então levantavam cedo e enfrentavam as filas para conseguir o parecer do médico. “Queremos mudar isso, e o ESF está estruturado para tornar isso possível”, afirma Maluf.
Os atendimentos serão feitos de acordo com a urgência, conforme acontece nas outras unidades existentes no município. O paciente quando chega é encaminhado para a triagem, onde é avaliado e conforme a urgência é feita a consulta com o médico. “A ideia é que os pacientes não venham de madrugada na fila para consultar, todos serão atendidos conforme a necessidade”, detalha o médico responsável pelo ESF no bairro, Tiago Garcia.
Além do médico, a equipe conta também com a enfermeira Marcilia Ruthes Olinisky, duas técnicas em enfermagem e sete agentes de saúde. As consultas médicas serão realizadas no período da manhã e a tarde acontecem as oficinas com programas especiais. “São programas voltados a doentes crônicos, gestantes, puericultura (crianças menores de cinco anos), além das visitas domiciliares”, disse Tiago.
Mesmo as consultas sendo na parte da manhã, as pessoas que necessitarem de atendimento podem se dirigir ao ESF. “A equipe de profissionais fará todo o procedimento, desde a triagem até a verificação de atendimento médico, conforme o diagnóstico apresentado pelo paciente”, frisa Maluf. O ESF – 8 esta localizado na Rua Urca, s/n, próximo a madeireira ACM. O telefone de contato é o 3634-3369.
Novos programas
A diretora da Escola Baselisse Virmond, Neide Ceregatti, disse que o ESF vai beneficiar os projetos realizados na própria escola. “Podemos promover palestras sobre as formas de prevenção de doenças com os alunos, sem contar a possibilidade de falar para os pais, nas reuniões escolares, sobre o funcionamento desse programa”, acrescenta. Já o morador Osmar Linzmeyer se colocou a disposição para auxiliar nos projetos externos que serão elaborados. “Esse programa vai beneficiar muito o bairro”, observa ele.
Cadastros
As agentes de saúde já fizeram o cadastro dos moradores e dessa forma já possuem o total de doentes crônicos que farão parte do programa. No total o bairro tem 1024 famílias cadastradas, dentre elas são aproximadamente 280 pessoas com diagnóstico de hipertensão e diabetes (crônicos).
Saúde bucal
O ESF da Urca será o primeiro programa a contar com o auxilio de uma Técnica de Saúde Bucal (TBS). Além do atendimento feito pelo dentista, que também será no período da manhã, a TBS fará o acompanhamento e a realização de programas na unidade. Além disso, a mesma fará visitas na comunidade, junto dos agentes de saúde.
AI/Redação 24 horas