Tubarão – A semana tem sido produtiva para a comitiva catarinense que está em Nanning, capital da província de Guangxi, na China. O lugar, com 60 milhões de pessoas, é onde fica a GHCB. A empresa, de característica estatal, é responsável por grandes construções no setor hidrelétrico e de construção civil no país asiático.
“Eles querem ampliar os seus negócios em outros países e o Brasil é um deles. É daí que sairá o capital investidor que consolidará o futuro condomínio industrial de Tubarão”, explica o vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço.
Na terça-feira (segunda, no Brasil), o grupo catarinense foi recepcionado pelo governador da província de Guangxi, Lan Tianli. Pepê defendeu as condições de Tubarão para receber investimentos em vários outros setores.
No dia seguinte (terça-feira no Brasil; quarta na China), a comitiva foi recebida por diretores da GHCB. O grupo visitou as instalações da empresas e algumas das obras assinadas pela marca.
“É de ficar boquiaberto com as obras que eles fazem e o tempo que levam para concretizar os projetos. Um exemplo é o complexo de 13 viadutos em três pisos, com 47 quilômetros cada, que fomos conhecer. A obra foi feita em apenas oito meses”, relata Pepê.
Ontem (quinta-feira na China), o grupo conheceu investimentos feitos nas áreas de educação, saneamento básico e desenvolvimento das cidades. “Também conhecemos o modelo de construção de moradias populares e fábricas no segmento metalúrgico e concreto”, enumera o vice-prefeito.
Hoje (sexta-feira no país asiático), a comitiva catarinense que está na China tem compromisso em Guangzhou, onde reúne-se com diretores da empresa Huayi Lighting, que atua no ramo de iluminação.
Esta empresa é a que mais trará empregos diretos no novo condomínio industrial de Tubarão: será responsável por mais de mil postos de trabalho diretos.
“Eles fabricam componentes eletrônicos e lâmpadas de led. É uma potência. Já tenho até projeto para deixar Tubarão toda iluminada. Aqui, eles fizeram isso e ficou maravilhoso”, descreve o vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço (PSD).
Na semana passada, quando estiveram na Itália, Pepê confirmou a vinda da Cimolai para o município. A instalação da empresa, uma das maiores siderúrgicas da Europa, começa a ser feita já no próximo mês. Serão 600 empregos diretos.
OCAPress