Jaraguá do Sul – A Secretaria da Educação e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizam a partir desta segunda-feira (9), em 14 escolas municipais, a quinta edição do Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva). Cerca de 640 estudantes do 4º ano participarão da iniciativa, que tem como objetivo conscientizar as crianças, de forma interativa e dinâmica, quanto ao uso adequado e à conservação da água. Cada unidade de ensino abrigará 14 encontros até o dia 26 de novembro, que serão ministrados por quatro estagiários do curso de Ciências Biológicas do Instituto Educacional Jangada e coordenados por servidores da Secretaria da Educação e do Samae.
Durante as aulas, os estudantes terão uma breve introdução do que é o Proeva, compreensão da importância e do ciclo da água e informações sobre mata ciliar, ecossistema, rios, bioindicadores, doenças transmitidas pela água contaminada, consequências de infiltrações, prevenção ao desperdício, esgoto sanitário e reaproveitamento da água. No final do programa, as crianças visitarão os setores de captação, tratamento e distribuição do Samae para vivenciar parte do que lhes foi apresentado em sala de aula.
“Pretendemos, com o Proeva, estimular nos alunos o compromisso com a conservação da água e promover o senso de responsabilidade ambiental. Esses encontros auxiliam para a elaboração do Programa de Educação e Valorização da Água nas Escolas, desenvolver a cartilha da água, capacitar monitores para desenvolver atividades nas escolas e contribuir para a formação de cidadãos conscientes quanto aos cuidados que devemos ter com esse importante recurso natural”, afirma uma das coordenadoras do Proeva, Leníria de Cássia Menel.
Escolas participantes do Proeva 2010:
-Adelino Francener (Ilha da Figueira)
-Albano Kanzler (Nova Brasília)
-Alberto Bauer (Czerniewicz)
-Atayde Machado (Jaraguá Esquerdo)
-Erich Blosfeld (Ilha da Figueira)
-Loteamento Amizade (Amizade)
-Machado de Assis (João Pessoa)
-Marcos Emílio Verbinnen (Estrada Nova)
-Max Schubert (Três Rios do Norte)
-Padre Alberto Jacobs (Tifa Monos)
-Ribeirão Cavalo (Ribeirão Cavalo)
-Rodolpho Dornbusch (Vila Lalau)
-Vitor Meirelles (Três Rios do Norte)
-Waldemar Schmitz (Ilha da Figueira)
AI/Redação 24 horas