Balneário Piçarras – A Secretaria da Educação de Balneário Piçarras recebe durante essa semana as inscrições para o programa “Segundo Tempo”. Durante todo o ano letivo, o programa irá envolver 240 crianças e jovens do ensino fundamental em atividades esportivas e educacionais durante o contra turno das aulas. As inscrições podem ser feitas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h as 17h, nos ginásios Figueirão e Aurélio Solano de Macedo. Para participar, o aluno precisa estar regularmente matriculado e comparecer junto com os pais ou responsável a um dos núcleos em que o projeto será implantado.
O “Segundo Tempo” é um programa desenvolvido em parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Ministério do Esporte e tem como objetivo oferecer alternativas saudáveis e de estímulo a prática esportiva para crianças e adolescentes expostos a riscos sociais. Em seu primeiro ano, o programa terá dois núcleos na cidade: um no ginásio Aurélio Solano de Macedo, no centro, e outro no Ginásio Figueirão, no bairro Nossa Senhora da Paz. Cada um terá capacidade para atender 120 alunos de ambos os sexos separados por faixa etária.
Programa oferece alternativas saudáveis para crianças e adolescentes em risco social
De acordo com o coordenador, Marcos Paulo dos Santos, o programa enfatiza a prática esportiva, mas tem espaço para outras atividades. “Também teremos reforço escolar e práticas pedagógicas que envolvem oito profissionais, entre professores e estagiários”, afirma. Os alunos terão direito a camisas do programa e reforço alimentar durante as aulas. Os encontros devem acontecer as segundas, quartas e sextas, das 08h as 12h e das 13h as 17h.
No início desse mês, mais de cem crianças foram atendidas durante uma semana no projeto “Recreio nas Férias”, que foi a primeira experiência do Segundo Tempo em Balneário Piçarras. “É uma exigência do Ministério do Esporte para que a equipe envolvida tenha uma experiência com o programa”, explica a secretária Ireli Vieira dos Santos. De acordo com ela, as atividades do “Segundo Tempo” devem seguir até o fim do ano letivo, sendo interrompidas durante as férias de julho para a segunda edição do “Recreio nas Férias”.
Redação 24 Horas