Brasília – O governador Luiz Henrique agradeceu ao Governo Federal pela edição de duas Medidas Provisórias e pela agilidade na liberação dos recursos após o episódio das enchentes que assolaram o Estado em novembro de 2008 e voltou a defender com veemência um pacto federativo nacional como forma de modernizar a administração pública nos estados e municípios. A declaração ocorreu durante sessão solene na Câmara Federal, em Brasília, em Lembrança e Agradecimento à Solidariedade do Povo Brasileiro ao Estado de Santa Catarina.
Para Luiz Henrique, que ainda destacou a forma rápida e prestimosa com que o ministro da Integração Nacional, Geddel Veira, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fizeram os repasses ao Estado, problemas como este podem ser resolvidos de forma mais eficiente e rápida se o modelo de tributação mudar para garantir maior descentralização dos recursos arrecadados nestas unidades federativas. Para ele, o atual modelo é o responsável pela posição do Brasil como 74ª nação do mundo nos indicadores sociais.
Palavras de agradecimento pela solidariedade aos governadores de todo o país e pelo trabalho profissional realizado pelos órgãos nacionais e estaduais de imprensa foram uma constante no discurso dos parlamentares e prefeitos. O diretor da Defesa Civil do Estado, major Márcio Luiz Alves, se dirigiu às vítimas, ali representadas pelo catarinense Daniel Silva, e fez um pedido público de desculpas pelas perdas humanas. A crítica à burocracia excessiva e propostas de mudança também predominaram entre os que usaram a palavra na tribuna.
O governador destacou o trabalho do secretário do Grupo de Reação, que também atua como secretário de Articulação Nacional, Geraldo Althoff, que se dedicou exaustivamente aos trabalhos que levaram à liberação dos recursos. E lembrou que este trabalho, realizado junto ao major Márcio Luiz Alves e ao executivo de Articulação Política, Humberto Kremer Neto, foi essencial para o atendimento às vítimas.
Dentre os presentes, destacou-se a presença dos embaixadores da Arábia Saudita, Amir Kurdi, da Palestina, Ibrahim Al Zeben, da Síria, Imad Moustapha, Kwait Waleed Al-Kandarie da Jordânia. Ramez Goussous, o secretário-executivo de Articulação Nacional e do Grupo de Reação, Geraldo
Althoff. Dentre os parlamentares foi registrada a presença dos senadores Raimundo Colombro e Neuto de Conto e dos deputados federais Paulo Bornhausen e João Mattos. O evento contou ainda com a presença dos prefeitos e vice-prefeitos de todos os municípios atingidos em 2008 pelas
enchentes.
Fonte : Secretaria Executiva de Articulação Nacional