Lobinhos do Grupo Escoteiro Áquila participam de Mutirão Ecológico

 
Xaxim – Donos de uma consciência ambiental incrível os lobinhos de 7 a 11 anos do Grupo Escoteiro Áquila de Xaxim, arregaçaram as mangas e, com auxilio dos seus chefes, desenvolveram um projeto ambiental que beneficia o município de Xaxim. Motivados pela quantidade de lixo depositado nas proximidades da sede do Grupo e o constante descontentamento com a situação, o Ramo Lobinho buscou soluções e de pronto encontrou a pareceria da Eletrosul para alcançar o objetivo.

Após identificar a necessidade de providencias, a Alcateia elencou ações que poderiam ser organizadas. “Nosso lobinhos são motivados pelo senso de justiça e para eles a situação do lixo nas proximidades da sede, um local com natureza farta, incomodava. Procuramos, então, ser realistas e focar no que de fato podemos fazer”, disse a chefe Cleusa Frese, coordenadora do Projeto no Ramo Lobinho.

Entre as ações do projeto estão: colocação de duas lixeiras (reciclável e orgânicos), fixar placas orientativas no local, elabora panfletos com orientações sobre o destino adequado de resíduos e distribuir às pessoas que utilizar à área para descanso, buscar o apoio das famílias vizinhas à sede, solicitar a limpeza do local junto o setor competente da prefeitura municipal e buscar o apoio da CRI empresa responsável pelo recolhimento de resíduos. Todas as iniciativas foram bem-sucedidas e na opinião da gerente da unidade de Xaxim, da CRI, Andréia Menin, enquanto muitos se preocupam somente em criticar, os lobinhos do Áquila se preocuparam em fazer a diferença e desenvolver ações. “É um projeto elogiável, tem o nosso apoio e o nosso reconhecimento”, enfatizou.

O projeto teve ainda um seminário intitulado “De bem com meio ambiente – o Mundo que Queremos”. Separados por matilhas, os lobinhos discutiram, representaram e comentaram sobre o mundo que eles imaginam nos próximos anos se cuidarmos do meio onde vivemos. O encerramento das etapas ocorreu no sábado, 05/07, com visita em algumas residências, distribuição de panfleto, colocação das placas e lixeiras e avaliação do projeto. “Devemos fortalecer essa consciência ecológica dos nossos lobinhos para que continuem preservando e motivando ações ambientais, na família, na escola, no meio onde vivem. Com pequenos passos chegaremos ao longe e nesse sentido temos de agradecer a iniciativa da alcateia e o apoio de todos os chefes do Ramo Lobinho”, destaca o presidente, Milton Farina.

O projeto “De bem com o meio ambiente” teve o apoio da Eletrosul, Wagnerart, Ferraria Farina e CRI. O projeto foi inscrito no 23º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (Muteco) dos Escoteiros do Brasil.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *