Florianópolis – A Defesa Civil Estadual registrou no final da tarde desta quinta-feira (19) fortes vendavais e temporais no Litoral Sul do Estado e na região da Grande Florianópolis. “As informações ainda são preliminares devido ao trabalho de campo realizado pelas coordenadorias municipais, mas já é possível afirmar que 12 municípios foram atingidos, houve queda de energia, principalmente nas redes de baixa tensão, queda de postes, árvores e destelhamento de casas”, explica o gerente da Defesa Civil, major Emerson Emerim.
Os municípios que já registraram ocorrência são: Araranguá, Ermo, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Sombrio, Maracajá, Içara, Arroio do Silva, Santa Rosa do Sul, Florianópolis e Santo Amaro da Imperatriz.
No Porto de Imbituba, três pessoas sofreram lesões graves após serem lançadas ao mar com a queda de um guindaste. Elas já foram hospitalizadas. Há registro ainda de uma pessoa levemente ferida em Araranguá, onde 175 edificações foram atingidas pelo vendaval. Em Florianópolis, no Pântano do Sul, uma embarcação virou, mas as pessoas já foram resgatadas.
Segundo informações da Epagri/Ciram, os ventos no Sul chegaram a 103 km/h. A previsão é de pancadas de chuva com risco de temporal, descarga elétrica, granizo isolado e rajadas de vento forte (70 a 80km/h), principalmente do Oeste para o Sul e no Vale do Itajaí. O risco de temporal se estende para a madrugada e manhã de sexta (20). No decorrer de sexta-feira e no sábado (21), há variação de nebulosidade com chuva no período noturno.
As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.
Fonte : Assessoria de Imprensa